Conselheiros Tutelares tomam posse e farão cursos

População elegeu 170 conselheiros em 34 regiões para zelar pelos direitos da criança e do adolescente. A eleição em São Miguel teve de ser cancelada.

Os novos Conselheiros Tutelares da cidade de São Paulo, eleitos pelo voto direto da população no último dia 15 de maio,foram empossados nesta segunda-feira (06/05), no Anhembi. São 170 eleitos em 34 regiões administrativas da capital para o papel de defensores dos direitos das crianças e adolescentes em suas respectivas comunidades.

Os conselheiros serão agora convidados a participar de cursos de capacitação promovidos pelas secretarias de Assistência Social e de Participação e Parcerias. O primeiro deles tem início previsto para o final deste mês e terá como tema o Sistema de Informação de Proteção à Infância e à Adolescência (Sipia). O curso será ministrado por profissionais da PUC-SP.

Nova eleição

A eleição realizada no distrito de São Miguel, Zona Leste, foi cancelada e será refeita num prazo de 60 dias, segundo o Conselho Municipal de Defesa da Criança e Adolescente (CMDCA). A impugnação se deu porque, na cédula eleitoral, não constava o nome de uma das cinco candidatas.

O Conselheiro Tutelar tem mandato de três anos e sua principal função é zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente constantes no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Dentre outras funções, está a de assessorar o poder executivo local na elaboração de propostas orçamentárias para planos e programas de atendimento dos direitos da criança e do adolescente.


Clique aqui para fazer o download do arquivo com a quantidade de votos nas urnas de cada Conselho Tutelar.


Clique aqui para ler outras notícias no portal da Prefeitura.