Rotary Clubes da capital são parceiros da Prefeitura

A Prefeitura ganhou um conjunto expressivo de aliados: aproximadamente 4.500 voluntários. A reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) Humaitá, localizada na Bela Vista, é uma das primeiras ações resultantes do convênio.

A Prefeitura de São Paulo ganhou nesta segunda-feira (6) um conjunto expressivo de aliados: aproximadamente 4.500 voluntários, associados aos 169 Rotary Clubes da capital paulista.

Após três meses de reuniões entre representantes da Administração municipal e de unidades locais do Rotary Internacional Brazil Office, esta manhã foi formalizado um convênio de cooperação entre as partes durante cerimônia na sede da Prefeitura, com as presenças do prefeito José Serra, de presidentes e responsáveis pelos distritos do Rotary na cidade, de subprefeitos e de secretários municipais.

“O Rotary possui muitas unidades, que reúnem gente preparada, de elevado grau de instrução e com grande capacidade de mobilização, inclusive de recursos”, disse o prefeito.

A reforma da Unidade Básica de Saúde Humaitá, localizada na Bela Vista, é uma das primeiras ações resultantes do convênio. Lafayete Lage, que assume a presidência do Rotary Clube Barra Funda no dia 1º de julho, deverá implementar diversos projetos de melhorias para a unidade, incluindo a construção de um anfiteatro para cursos e palestras sobre saúde voltados à comunidade.

Lage conta com uma verba inicial de R$ 50 mil e está em busca de novos recursos. O próximo presidente da unidade, médico ortopedista, também possui outros planos para a rua Humaitá, onde estão a UBS e duas escolas municipais: organizar uma programação contínua de lazer aos sábados e domingos e realizar projetos ligados à saúde com os alunos da EMEI e EMEF, como trabalhos sobre alimentação saudável e prevenção de acidentes, por exemplo. Segundo ele, a reforma da UBS na rua Humaitá deve começar no próximo semestre.

De acordo com o secretário municipal de Coordenação de Subprefeituras, Walter Feldman, “existem parcerias possíveis na área de conservação, de meio ambiente, de qualidade de vida, de cuidado de praças e canteiros, por exemplo”.

Já o prefeito José Serra disse esperar contar com a participação dos Rotary Clubes especialmente nas áreas da saúde e de educação, por meio, por exemplo, de doações, mão-de-obra voluntária, ações de pós-escola, promoção de campanhas em saúde, capacitação profissional.

"Com a capilaridade que os Rotary Clubes têm, faremos a diferença. Os rotarianos serão multiplicadores de trabalho e amor”, afirmou Altimar Augusto Fernandes, governador do distrito 4.420 da instituição.

O Rotary Internacional foi fundado nos Estados Unidos há 100 anos e chegou ao Brasil em 1922. Hoje, o Rotary possui 38 distritos no Brasil, com mais de 53.000 rotarianos. O País encontra-se em terceiro lugar em número de clubes e quinto em número de sócios da entidade.

Participaram da cerimônia de assinatura do convênio entre a Prefeitura e o Rotary os secretários municipais Gilberto Natalini (Participação e Parceria), Walter Feldman (Coordenação de Subprefeituras), Aloysio Nunes Ferreira Filho (Governo), José Aristodemo Pinotti (Educação) e Maria Cristina Cury (Saúde); os governadores dos três distritos do Rotary na capital, Altimar Augusto Fernandes (zonas Sul e Sudeste), Paulo de Tarso Muniz (zona Leste) e Paulo Roberto Castro (zonas Oeste e Norte), além dos 31 subprefeitos.

Mais aliados - A Prefeitura já conta com a parceria da Associação Comercial de São Paulo e de suas sedes distritais, que estão ajudando na identificação de prioridades dentre as inúmeras reivindicações das comunidades espalhadas pela cidade.

O secretário Walter Feldman anunciou ainda que nos próximos dias parcerias com universidades públicas e fundações devem sair do papel para a capacitação de funcionários das Subprefeituras. “Estamos buscando as grandes instituições de São Paulo para que convênios-guarda-chuva possam ser espalhados por toda a cidade”, disse o secretário. A Maçonaria e o Lions Club também estão no foco do governo municipal como potenciais colaboradores.

Clique aqui para ler outras notícias no portal da Prefeitura.