Parque do Ibirapuera sediará Universidade do Meio Ambiente

O anúncio foi feito no Auditório do Museu de Arte Moderna, no Parque do Ibirapuera, onde a SVMA apresenta os diagnósticos socioambientais das macrorregiões da Capital.

A Prefeitura de São Paulo, através da Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA), lançou na terça-feira (07/06), o projeto Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMA Paz). O anúncio foi feito no Auditório do Museu de Arte Moderna, no Parque do Ibirapuera, onde até o dia 8 a SVMA apresenta os diagnósticos socioambientais das macrorregiões da capital, como parte da programação da Semana da Gestão Ambiental - entre 5 e 11 de junho.

Na terça, foram apresentados os diagnósticos das regiões centro e leste; na quarta-feira é a vez das regiões norte, às 10h, e Oeste, às 14h; na quinta-feira (09/06), encerrando a programação, será apresentado o diagnóstico da região sul, às 10h. A entrada é franca.

A criação da UMA Paz é uma iniciativa que pretende contribuir para a produção científica nas áreas de meio ambiente e cultura de paz na cidade de São Paulo. O modelo a ser adotado é o de um “observatório”, em que se possam reunir dados, facilitando o acesso da população a essas informações.

A SVMA pretende iniciar os trabalhos da universidade no começo de 2006. Entre seus projetos estão cursos livres para todas as idades e graus de conhecimento. Alguns destes cursos poderão ser feitos através da internet. Serão produzidos também livros, revistas, livretos e folhetos para esclarecer e divulgar aspectos da preservação do meio ambiente.

A instituição será mantida por meio de convênios com ONGs e universidades, utilizando poucos recursos públicos. Além disso, está sendo cogitada uma parceria com a Unesco. Sua sede deve ser instalada na avenida IV Centenário, no Parque do Ibirapuera, em prédio que atualmente é utilizado pelo Departamento de Edificações (Edif), conforme anúncio feito pelo Prefeito.

Clique aqui para ler outras notícias no portal da Prefeitura.