Prefeitura e universidade terão convênio de cooperação técnica

Pelo convênio, a Prefeitura deve disponibilizar cartas, mapas, tabelas, relatórios, fotos e outras informações necessárias para o desenvolvimento do Escritório Modelo.

O município, através das subprefeituras, também vai proporcionar facilidades para o fluxo de dados e pesquisas operacionais e designará um especialista de seu corpo técnico para acompanhar os trabalhos desenvolvidos pela Universidade São Marcos através do "Escritório Modelo". Os custos de serviços e materiais necessários à continuidade dos trabalhos serão responsabilidade da Prefeitura.

Serão feitas reformas, projetos de arquitetura, objetos, móveis, cenários, exposições, webdesign, restauro, paisagismo, projetos de urbanismo, urbanização de favelas, entre outros, sempre com objetivo de ajudar a comunidade carente.

O Escritório Modelo já desenvolveu vários projetos de arquitetura e urbanização no Ipiranga, como na Favela Heliópolis, em campos de futebol, albergues e até a criação do "Trote Solidário" na universidade. Também reformulou o calçadão da Vila Mariana e até fez uma parceria com a Prefeitura de Santo André para a reurbanização da Favela de Capuava.

Projeto

De acordo com a Prof.ª Dr.ª Paula Katakura, gerente do Escritório Modelo, a idéia é propiciar um ambiente de trabalho que estimule a criatividade e capacidade crítica dos alunos, aprender a pensar e a propor soluções aos problemas. "O objetivo é criar um ambiente semelhante a de um escritório de projeto para realização de atividades curriculares e extracurriculares com alunos de graduação, além de desenvolver projetos voltados às comunidades carentes sem qualquer ônus", explica.

Segundo ela, alunos e professores são envolvidos nos projetos desde as primeiras entrevistas com o cliente, onde são desenvolvidas atividades práticas em ambiente de escritório de projeto. "Para cada projeto é designado um professor tutor e uma equipe de alunos que identificam os problemas a serem resolvidos, visitam e fazem um levantamento detalhado do local, elaboram a proposta de trabalho, e seu respectivo cronograma", acrescenta.

Atualmente, quatro professores, uma gerente e cerca de 15 alunos participam do Escritório Modelo, coordenado pela Professora Helena Napoleão Degreas, também coordenadora do curso de Arquitetura da Universidade São Marcos.

Clique aqui para ler outras notícias no portal da Prefeitura.