Universitários vão desenvolver projetos urbanos para SP

A Prefeitura e a Universidade São Marcos firmarão um convênio na próxima semana prevendo o desenvolvimento de projetos e consultorias nas áreas de arquitetura e urbanismo.

A Universidade São Marcos e a Prefeitura de São Paulo, por meio das Subprefeituras Casa Verde/Cachoeirinha, Ipiranga, Mooca, Vila Marina e Vila Prudente, assinam nesta terça-feira (14/06) o "Convênio de Cooperação Técnica e Científica", às 14 horas, na sede da São Marcos (avenida Nazaré, 900).

O convênio tem por objetivo estabelecer um termo de cooperação entre as partes, incentivando o desenvolvimento de projetos e consultorias nas áreas de arquitetura e urbanismo com apoio mútuo na utilização de instalações, materiais, equipamentos e outros recursos de apoio técnico-logístico. Pelo convênio, a Universidade São Marcos, entre outras responsabilidades, irá disponibilizar o seu Escritório Modelo, do curso de Arquitetura, para o desenvolvimento de projetos nos bairros, como paisagismo em 40 praças da Casa Verde, remodelação de oito praças no Ipiranga e reestruturação do largo de Moema.

Os projetos criados no escritório incluem também reformas, restauro e urbanização de favelas. Vários deles já foram desenvolvidos no Ipiranga, como na Favela Heliópolis, em campos de futebol e albergues. Os alunos também reformularam o projeto do calçadão da Vila Mariana.

De acordo com a Prof.ª Dr.ª Paula Katakura, gerente do Escritório Modelo, a idéia é propiciar um ambiente de trabalho que estimule a criatividade e capacidade crítica dos alunos, aprender a pensar e a propor soluções aos problemas. "O objetivo é criar um ambiente semelhante a de um escritório de projeto para realização de atividades curriculares e extracurriculares com alunos de graduação, além de desenvolver projetos voltados às comunidades carentes sem qualquer ônus", explica.

No convênio a Prefeitura ficará encarregada de disponibilizar cartas, mapas, tabelas, relatórios, fotos e outras informações necessárias para o desenvolvimento dos trabalhos dos alunos, bem como proporcionar facilidades para o fluxo de dados e pesquisas operacionais. Um especialista de seu corpo técnico deverá ser designado para acompanhar os trabalhos desenvolvidos pela São Marcos. Os custos de serviços e materiais necessários à execução dos trabalhos serão responsabilidade da Prefeitura.


Clique aqui para ler outras notícias no portal da Prefeitura.