Subprefeitura de Cidade Ademar reduz custo de obras em 65%

Utilizando recursos e mão-de-obra próprios em vez de contratar uma empreiteira, a subprefeitura consegue fazer melhorias no Complexo Guaicuri pagando 65% menos que o previsto pela administração anterior.

O que era para custar R$ 285 mil, conforme previsto em orçamento feito pela administração anterior, passou a custar aproximadamente R$ 100 mil, uma economia de 65%. Isso porque a Subprefeitura de Cidade Ademar resolveu empreender as obras de melhorias no Complexo Guaicuri com mão-de-obra e equipamentos próprios, ao invés de optar por licitação, que demandaria a contratação de empreiteira. A Prefeitura conseguiu ainda o apoio da Sabesp, que emprestou uma retro-escavadeira. "Com isso, conseguimos fazer com cada real quase 3 vezes mais, e em ação que vai mudar efetivamente a vida dos moradores", disse o prefeito José Serra ao vistoriar a obra nesta quinta-feira (09/06).

Acompanhado do subprefeito, Fernando Fernandes Filho, Serra conferiu a etapa final da reconstrução de 250 metros da galeria de águas pluviais existente nas ruas Guaicuri e rua Dr. Torres Neto. Com a conclusão da obra até o final do mês, chega ao fim o drama enfrentado há 4 anos pela comunidade do Complexo Guaicuri, de cerca de 70 mil habitantes, espalhados pelos bairros de Cidade Júlia, Vila Missionária, Jardim Ofélia, Favela do Pantanal, Pedra sobre Pedra e Jardim Santa Terezinha. Na rua Guaicuri, a galeria e a via estavam totalmente obstruídas, impossibilitando o tráfego de carros e ônibus e oferecendo risco para pedestres e moradores. Desde o dia 18 de abril, 24 funcionários da equipe de conservação de galeria da subprefeitura trabalham se segunda à sábado ininterruptamente.

A intervenção também inclui a reforma dos bueiros, de ramais e de bocas de lobo, o desassoreamento manual do córrego Guaicuri e a pavimentação das duas ruas onde a galeria foi reconstruída.

Paralelamente, a Subprefeitura de Cidade Ademar realiza mais duas ações com equipe própria para melhorar a vida da população do Complexo de Guaicuri: a limpeza e a compactação do solo de sete campos de futebol, não utilizado pela comunidade há cerca de dois anos, em razão do depósito irregular de entulho e lixo na área. Os campos ficam ao lado do transbordo de Itatinga. O prefeito quer ampliar os benefícios no local, criando uma estrutura melhor, com banheiros e vestiários para os jogadores. Antes, nos finais de semana, os campos chegavam a atrair até 10 mil pessoas, de acordo com a subprefeitura.

José Serra encerrou a visita à Cidade Ademar na rua Dr. Gotenberg, no Jardim Santa Terezinha. É uma das oito ruas existentes no bairro que estão sendo niveladas pela subprefeitura, pois inúmeros buracos dificultavam e tornavam perigoso o acesso. Após conversar com moradores, o prefeito pediu a pavimentação das vias. A subprefeitura local vai preparar o projeto, que deve conter a criação de uma galeria para a contenção de águas pluviais. O piso deve ser do tipo drenante, para que não seja obstruída a captação de águas.



Clique aqui para ler outras notícias no portal da Prefeitura.