Prefeito acompanha operação Multi-Serviços na Zona Leste

O projeto piloto da operação foi desenvolvido na noite desta quinta-feira (09/06) e é resultado de uma parceria entre as secretarias de Serviços e de Coordenação das Subprefeituras.

Tapa-buraco, pintura de guias e postes, limpeza de bocas-de -lobo, varrição de ruas, remoção de entulho e poda de mato realizados de uma só vez é o objetivo da Operação de Multi-Serviços da Prefeitura de São Paulo. O projeto piloto foi iniciado na noite de ontem (09/06) e desenvolvido durante a madrugada de hoje (10), nos bairros da Mooca e Vila Prudente, na Zona Leste. Às 21h45, o prefeito José Serra chegou a avenida Paes de Barros, esquina com a Rua Chamantá, e acompanhou os serviços que estavam sendo realizados pelas equipes das subprefeituras e Secretaria de Serviços, com a participação da CET, que coordenou o trânsito.

Segundo o secretário de Coordenação das Subprefeituras, Walter Feldman, e o secretário de Serviços e subprefeito da Sé, Andrea Matarazzo - que acompanhavam o prefeito Serra - foram mobilizadas 17 equipes, totalizando 95 pessoas, e 19 caminhões da Prefeitura para realizar esta Operação, uma parceria das duas secretarias. Serra classificou a ação como "um avanço nos métodos de conservação urbana" e disse que "a realização da operação no período noturno minimiza o transtorno para a população e, no dia seguinte, a cidade já está em melhores condições sob diversos aspectos. "É um projeto piloto que vai ser espalhado por toda a cidade", disse Serra.

"Nós já fizemos uma operação na Radial Leste, outras na Avenida dos Bandeirantes, nas Juntas Provisórias e 23 de Maio. São áreas com maior fluxo de veículos. Mas a orientação dos subprefeitos é de correr dentro dos bairros também", explicou o secretário Walter Feldman. "Essas bocas-de-lobo entupidas, por exemplo, significam enchentes e problemas no dia em que houver chuva, portanto, é um trabalho que devemos institucionalizar e repetir periodicamente. As enchentes se devem a várias causas, mas uma das principais é a sujeira e conseqüente entupimento das bocas-de-lobo, sarjetas e galerias" afirmou o prefeito José Serra.

Outra novidade apresentada pela operação Multi-Serviços é a junção dos trabalhos de varrição e coleta de lixo, antes realizados separadamente. "Foi estabelecida uma sintonia entre coleta e varrição, e a operação foi previamente programada com os subprefeitos", explicou Matarazzo. Segundo o secretário de Serviços e Administrador da Sé, no ano passado as equipes de varrição foram reduzidas pela metade. "O serviço de varrição era restrito à rua, ao leito carroçável. Caso houvesse uma sujeira na calçada, esse detrito não podia ser removido. É um procedimento que não tem cabimento, irracional do ponto de vista técnico e administrativo. Nós estamos acabando com esses equívocos, que representavam maior despesa e pior serviço para a população", afirmou José Serra.



Clique aqui para ler outras notícias no portal da Prefeitura.