Operação da Secretaria de Serviços já aumentou a limpeza em 50%

Desde o início do mês, mil equipamentos e dez mil pessoas retiraram mais de 50% além do que era registrado antes em São Paulo, e a média semanal, que era de 12,32 passou para 18,85 mil toneladas de resíduos coletados; no fim de um mês o total coletado será 75,38 mil toneladas.

A Secretaria de Serviços está realizando, desde o início de junho, uma operação de limpeza na cidade de São Paulo. Organizado junto a cada uma das 31 Subprefeituras em sintonia com os dois consórcios e as oito empresas de varrição, este mutirão vai deixar a cidade mais limpa usando o máximo da capacidade dos equipamentos e pessoal disponíveis.

O esforço já tem resultado: o montante coletado até agora é 52% maior do que o normalmente coletado. A média semanal de resíduos descarregados nos dois aterros da cidade (Sítio São João e Bandeirantes) passou de 12,32 a 18,85 mil toneladas. Na média diária são registradas 2,7 mil toneladas de resíduos, o que representa aumento de quase 53% em relação à anterior.

Ao fim deste mês, a quilometragem de ruas e avenidas percorridas pelos equipamentos será o equivalente a 33 voltas ao redor da terra (1,48 milhão de quilômetros) e a coleta de lixo terá aumentado como se a São Paulo fosse somada uma cidade de 850 mil habitantes.

“Em trinta dias, a população já sentirá diferença na limpeza da cidade”, diz o Secretário de Serviços Andrea Matarazzo. “Para isso, é essencial contar com a colaboração de todos para que não sujem, conscientizem suas famílias e amigos e denunciem através do telefone 156 ou pelo site (http://sac.prefeitura.sp.gov.br)”, completa.

O empenho redobrado e a otimização de recursos humanos e equipamentos nos mutirões para limpar São Paulo envolvem de forma intensiva todos os tipos de serviços: coleta de entulho manual e mecanizado, retirada de faixas, pintura de guias, retirada de objetos volumosos, limpeza de pontos viciados de resíduos orgânicos, lavagem de monumentos e espaços públicos, capinação de passeios e raspagem de sarjetas, limpeza de calçadas, lavagem de vias públicas, etc.

As Subprefeituras e as empresas definiram e puseram em prática em conjunto todo o cronograma de ação, já que estão trabalhando em estreita cooperação. No primeiro momento, o alvo são os principais corredores viários e praças da cidade, que passam por capinação; retiradas de faixas; pintura de guias e sarjetas; remoção de grandes objetos; lavagem de equipamentos públicos; varrição e raspagem.

Também foram feitos levantamentos detalhados de pontos de lixo, de entulho e de reciclagem (carroceiros que fazem separação do material e deixam o excedente na rua), que estão sendo trabalhados segundo um cronograma de prioridades montado com as empresas de limpeza atuantes nas regiões.

A fiscalização posterior é realizada por todos os participantes e deve ser feita pela população. Ao detectar descargas clandestinas, as concessionárias e empresas estão acionando a Secretaria das Subprefeituras, Guarda Civil Metropolitana, CPTran (Comando de Policiamento de Trânsito); CET (em caso de faixas irregulares) e Polícia Ambiental para aplicação das penalidades cabíveis.

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