Restaurante-Escola faz resgate das culturas gastronômicas da cidade

Pela primeira vez em seu um ano e meio de funcionamento, o Restaurante-Escola São Paulo promove o 1° Festival de Massas (no almoço) e o Resgate das Culturas Gastronômicas de São Paulo (no jantar), com vários chefs renomados.

Pela primeira vez em seu um ano e meio de funcionamento, o Restaurante-Escola São Paulo, da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) promove, de 14 a 24 de junho, o 1° Festival de Massas Petybom (no horário do almoço) e o Resgate das Culturas Gastronômicas de São Paulo (no jantar), que vai reunir, à noite, chefs de cozinha de vários restaurantes da cidade.

O Restaurante-Escola São Paulo é um projeto da SMADS com a Fundação Jovem Profissional, em parcerias com algumas empresas e entidades, como as prefeituras de Lyon (França) e de Genebra (Suíça) e a Câmara Municipal de São Paulo.

Já estão confirmados os chefs Luciano Boseggia, Alain Uzan, Carlos Manoel Ribeiro, Marie France, Fumio Yusa, Silvia Percussi, Elsie Siciliano, Inácio e Paulo Barossi, além de Volmar Zocche (do Restaurante-Escola São Paulo).

O menu do evento será elaborado pelo chef Volmar Zocche, que vai manter as características do cardápio diário do restaurante: sempre uma salada, um prato de massa, um prato de carne, frango ou peixe e sobremesas.

No Festival de Massas, o Restaurante-Escola São Paulo irá oferecer 27 tipos de molhos durante os 9 dias do evento - 3 tipos de molhos e 3 tipos de massas em cada dia.

No Resgate das Culturas Gastronômicas de São Paulo, a programação inclui dias de Italiana e Risotos, Cozinha Contemporânea, Cozinha Espanhola, Cozinha Brasileira, Cozinha Chinesa, Cozinha Japonesa e Feijoada.

Curso em Milão

Parte dos recursos obtidos com a venda dos pratos irá complementar a bolsa de estudos de 4 ex-alunos do Restaurante-Escola São Paulo que farão curso de gastronomia e hotelaria na Scuola Carlo Porta, em Milão, na Itália.

Os ex-alunos Danilo Galdino Almeida, de 20 anos, Kenis Henon Santos Gomes, de 19 anos, Josie Batista Souza (os três da 1ª turma), e Cibele Moreira Andrade (da turma atual), de 21 anos, irão para Milão em setembro. Farão o curso até junho de 2006.

A Scuola Carlo Porta bancará o curso, passagens aéreas, hospedagem e alimentação, mas os alunos precisam de recursos para passar 9 meses na Europa. Trata-se de uma parceira com a Comuna de Milano (Câmara de Vereadores de Milão).

Em julho, os ex-alunos farão um curso intensivo de italiano no Istituto Italiano Di Cultura, em São Paulo. RESTAURANTE-ESCOLA SÃO PAULO

O Restaurante-Escola São Paulo está em sua terceira turma de alunos, com 60 jovens em situação de vulnerabilidade social. Na escola, eles aprendem a carregar bandeja, servir corretamente uma mesa, preparar pratos e bebidas, entre outras funções. O curso tem duração de seis meses. A próxima turma será iniciada em julho.

Além das aulas de salão, bar e cozinha, os alunos recebem noções de cidadania, técnicas de higiene e estocagem de alimentos e até, se necessário, reforço escolar. Eles ficam na “escola” das 8h às 16h, com direto a café da manhã e almoço. Recebem uma bolsa mensal de R$ 100 e vale-transporte, além do uniforme. Os alunos aprendem na prática, trabalhando no restaurante, e são monitorados por ex-alunos. Muitos já estão empregados em restaurantes conceituados de São Paulo, como o Çá-Va e o Nakombi.

Serviço

1° Festival de Massas Petybom: das 12h às 15h
Resgate das Culturas Gastronômicas de São Paulo: das 19h às 23h.
Data: de 14 a 24 de junho
Local: Restaurante-Escola São Paulo (Viaduto Jacareí, 100 - Esplanada da Câmara Municipal - 1° subsolo).
TELEFONE: 3115-1101.

Clique aqui para ler outras notícias no portal da Prefeitura.