Pesquisa inédita mostra o perfil do turista durante a Parada Gay

Ao contrário do que acontece no restante do ano, quando a cidade recebe em sua maioria visitantes que vêm a negócios, a segunda maior metrópole do mundo contou com mais de 80% de seus visitantes em maio vindo à lazer e dispostos a desfrutar de tudo que a cidade oferece.

A Parada do Orgulho GLBT, que movimentou a cidade na última semana de maio, mostrou a importância de grandes eventos para o crescimento do turismo de lazer em São Paulo. Ao contrário do que acontece no restante do ano, quando recebe em sua maioria visitantes que vêm a negócios, a segunda maior metrópole do mundo contou com mais de 80% de seus visitantes vindo à lazer e dispostos a desfrutar de tudo que a cidade oferece.

Foi o que revelou a pesquisa realizada durante o evento, com turistas e participantes, desenvolvida pela São Paulo Turismo S.A, em parceria com a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, além das universidades UNICSUL, UNISA, UNIBAN e Anhembi Morumbi.

Outro dado relevante é que 98% dos entrevistados pretende retornar ao evento no próximo ano. Número esse animador, já que, segundo a OMT (Organização Mundial de Turismo), o turista que vem a lazer, gasta em média 79 dólares por dia.

Os participantes da parada alegaram, segundo a pesquisa, que pretendiam gastar durante o evento aproximadamente R$ 50 e durante toda a sua estada, por volta de R$ 1,8 mil. Os meios de hospedagem da cidade também sentiram reflexo do evento. Mais de 50% dos participantes se hospedaram em flats e hotéis.

O evento, que já está em sua 9º edição, atraiu aproximadamente 2 milhões de participantes, um recorde de público, já faz a festa ser considerado a maior parada do mundo. O público também mudou, atraindo não apenas militantes homossexuais.

Segundo a pesquisa, 34% dos presentes se declarou heterossexual. Ainda sobre o perfil do público, a enquete revelou que a grande maioria é do sexo masculino, 70% tem entre 18 e 35 anos e mais de 60% tem escolaridade de médio a superior completo.

Clique aqui para ler outras notícias no portal da Prefeitura.