Prefeitura vai asfaltar 241 ruas em vários bairros da cidade

Numa primeira etapa, serão 241 ruas asfaltadas até outubro em vários bairros da cidade. O Plano de Asfaltamento é uma resposta da Administração municipal aos 25% de ruas ainda não pavimentadas de toda a malha viária da cidade. Muitas dessas ruas de terra são os únicos acessos a bairros populosos situados na periferia.

Assim como no Jardim Rosinha (zona norte), onde o prefeito José Serra conferiu nesta quinta-feira (16/06) obras de pavimentação e de colocação de guias e sarjetas, outras 240 ruas de terra em bairros de 13 subprefeituras (52 quilômetros de vias) estarão asfaltadas em, no máximo, quatro meses.

O Plano de Asfaltamento segue o modelo de auto-gestão, com material asfáltico produzido em usinas da própria Prefeitura e com mão-de-obra das subprefeituras para o trabalho de pavimentação. “Estamos realizando essas obras de forma mais econômica, com uma média de redução de 50% em relação aos preços pagos pela administração anterior em pavimentação”, destacou o prefeito. “Economizar significa mais benefícios para as pessoas, porque podemos fazer mais”, observou.

O Plano de Asfaltamento é uma resposta da Administração municipal aos 25% de ruas ainda não pavimentadas de toda a malha viária da cidade. Muitas dessas ruas de terra são os únicos acessos a bairros populosos situados na periferia. “O asfaltamento dessas ruas começa a oferecer uma condição mínima de habitabilidade para as famílias na cidade”, disse Serra.

“Focalizamos particularmente as ruas de bairros mais distantes, aonde ambulâncias, carros de bombeiro, distribuidores de gás e ônibus têm dificuldade de acesso às residências e aos estabelecimentos comerciais”, explicou o secretário municipal de Coordenação das Subprefeituras, Walter Feldman, que também acompanhou a visita às obras no Jardim Rosinha.

O próximo passo de requalificação viária, segundo o prefeito, será um grande programa de recapeamento de vias importantes para o tráfego no município.

No Jardim Rosinha, na região de Perus, as obras de asfaltamento beneficiarão os 1.700 alunos da EMEI e da EMEF Monte Belo, além dos futuros usuários da Unidade Básica de Saúde Jardim Rosinha, que atenderá a cerca de 20 mil pessoas por mês. O custo da pavimentação no local é de aproximadamente R$ 29 mil.

A UBS, que contará com cinco equipes do Programa Saúde da Família, deve abrir as portas para a comunidade até agosto. O prefeito e a secretária municipal de Saúde, Maria Cristina Cury, visitaram o prédio aonde funcionará a unidade. O equipamento foi construído pelos moradores do bairro para ser a sede da Associação Habitacional dos Trabalhadores do Sítio Rosinha, mas em 2002, por resolução da própria comunidade, foi cedido à Secretaria Municipal de Saúde, mediante o compromisso da instalação da UBS. Quase três anos depois, a atual gestão providenciou a licitação para a aquisição dos equipamentos e a contratação de funcionários. O processo está em fase de conclusão.

O prefeito aproveitou ainda para conhecer o Centro de Educação Infantil (CEI) Regina Simões, localizado a poucos metros do local da futura UBS. A diretoria da creche agradeceu à Serra pelo convênio firmado pela Prefeitura com a unidade na semana passada. Graças ao convênio, a entidade passa a receber recursos do Município para a manutenção do centro infantil.

A visita às ruas e equipamentos do Jardim Rosinha contou também com a participação do subprefeito de Perus, Nilton Nachle, além de outros subprefeitos, do deputado estadual Celino Cardoso e do vereador Marcos Zerbini.

Clique aqui para ler outras notícias no portal da Prefeitura.