Secretaria Municipal de Educação busca novas parcerias em Itaquera

A Prefeitura tem desenvolvido dois projetos para buscar melhorar e ampliar o ensino na cidade e ajudar a levar educação para a saúde da crianças da rede pública (foto). Reunião em Itaquera é o oitavo encontro do gênero realizado pela secretaria em diversas regiões da cidade.

A Secretaria Municipal de Educação está buscando parcerias em Itaquera com empresários, líderes comunitários e professores com o objetivo de estreitar parcerias com a sociedade civil. Na quinta-feira (16/06), foi reallizada uma reunião para discutir propostas para melhorar o ensino na região - o oitavo neste ano. Os anteriores se realizaram nas coordenadorias da Freguesia do Ó, Aricanduva, Santo Amaro, Campo Limpo, Butantã, Pirituba e Guaianases.

Segundo o secretário José Aristodemo Pinotti, a pasta tem hoje vários projetos para melhorar o ensino na cidade. Eles estão reunidos em dois programas: "Escola Promotora de Saúde" e "São Paulo é uma Escola". O primeiro oferece educação para a saúde das crianças da rede municipal. De acordo com o secretário, 57% das crianças das escolas municipais têm anemia ferropriva, 70% apresentam cáries e 10,5%, obesidade. A iniciativa tem a parceria da Secretaria Municipal de Saúde e objetiva detectar os problemas e garantir seu encaminhamento às Unidades de Saúde.

O segundo projeto vai garantir que as crianças fiquem na escola em período integral. Para o secretário, o pós-escola é uma forma eficiente de manter os alunos longe do ambiente de privação cultural das ruas. Contudo, lembrou que é fundamental a integração do empresariado do entorno. "Educação é uma responsabilidade de toda a sociedade", salientou.

Dentre as medidas dessa gestão, para melhorar o dia-a-dia na escola, está a assinatura da Lei 13.991, na semana passada, que transfere diretamente recursos para as Associações de Pais e Mestres. Isso dará uma maior autonomia às unidades de ensino, segundo a SME, e envolverá ainda mais a comunidade com os problemas cotidianos da escola.

Clique aqui para ler outras notícias no portal da Prefeitura.