Secretaria de Esportes dedica uma semana em comemoração ao Dia Olímpico

A abertura das comemorações ocorre no domingo, com a I Copa Centro Olímpico de Judô, no Clube da Cidade do Ibirapuera, a partir das 9h.

Secretaria de Esportes dedica uma semana em comemoração ao Dia Olímpico A comemoração do Dia Olímpico em São Paulo terá início com a realização da I Copa Centro Olímpico de Judô, neste domingo (19/06), às 9h, no Clube da Cidade do Ibirapuera, na rua Pedro de Toledo, 1651.

O evento marca a abertura da Semana Olímpica, com atividades programadas para acontecerem no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, na avenida Ibirapuera 1315, até o dia 25 de junho, numa promoção da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação.

Mais de 500 atletas (masculino e feminino) participam da semana de competições, que será dividida em seis categorias: infantil (nascidos 1995/1996), infanto-juvenil (nascidos 1993/1994), pré-juvenil (nascidos 1991/1992), juvenil (nascidos 1989/1990), júnior (nascidos 1986/1987/1988) e sênior (nascidos anterior a 1985).

Equipes de renome do judô brasileiro como São Caetano, Hebraica, Palmeiras, Vila Sônia, Juventus, Corinthians, Judô Aurélio Miguel, Ponte Preta (Campinas), Lindóia, Concórdia, Judô Clube de Mogi, entre outros, disputam troféus para as cinco melhores equipes na contagem geral. Judocas do cenário olímpico, como os medalhistas Aurélio Miguel, Rogério Sampaio, Walter Carmona, Luís Omura e Douglas Vieira, entre outros, estão convidados.

A expectativa do diretor do departamento de Judô do COTP, o medalhista Henrique Guimarães, é de que a competição seja um sucesso e passe a integrar o calendário esportivo da Secretaria Municipal de Esportes, que na realização do evento conta com o apoio da Federação Paulista de Judô.

Do dia 20 ao dia 25, as atividades da Semana Olímpica serão realizadas nas dependências do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa. Além das apresentações esportivas, serão ministradas palestras pela psicóloga Suzy Fleury e Antonio Carlos Moreno, ex-jogador da seleção brasileira de vôlei, e sobre a cultura greco-romana, aspecto presente na luta olímpica. Haverá ainda a apresentação da peça infantil Viva Feliz e Contente, Transforme Pedra em Gente (Grupo Sesi).

O ponto alto está programado para o Dia Olímpico, comemorado em 23 de junho, com a presença dos 800 atletas do Centro Olímpico e autoridades, atletas e ex-atletas convidados. O nadador Gustavo Borges acenderá a pira olímpica e os ex-atletas do COTP, Hortência e Norton Nascimento, entre outros, serão homenageados.

Os ideais olímpicos

Em 23 de junho de 1894, o barão Pierre de Coubertin fundou o Comitê Olímpico Internacional em Paris. Acontecimento que marcou o renascimento dos Jogos Olímpicos da Era Moderna. A partir de 1948, essa data é conhecida como o Dia Olímpico, que todos os anos relembra os ideais de desenvolvimento promovidos pelo esporte.

A partir de 1948, em 23 de junho é celebrado no mundo todo o Dia Olímpico, em homenagem a Coubertin, relembrando os ideais de desenvolvimento voltados ao esporte.

Na passagem do Dia Olímpico, anualmente, a maioria dos 200 Comitês Olímpicos Nacionais promovem a Corrida do Dia Olímpico - Olympic Day Run. E a Semana Olímpica nada mais é do que um prolongamento das festividades comemorativas em torno desse dia, que reúne milhares de homens, mulheres, jovens e crianças de diversas culturas e classes sociais, irmanados pelo ideal olímpico.

Em São Paulo, o Dia Olímpico é comemorado desde o ano passado, com a Semana Olímpica, no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), órgão da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação do Município de São Paulo.

Serviço

Local: Ginásio de esportes do Clube da Cidade Ibirapuera (Mané Garrincha)
Endereço: rua Pedro de Toledo, 1651- Vila Clementino, zona Sul
Abertura: 19/06, às 8h30
Entrada franca