Secretaria seleciona moradores de rua para programa Passeio Livre

Parceria entre secretarias da Prefeitura gera emprego e renda para moradores dos albergues da rede de proteção social, que vão consertar calçadas da cidade. O Senai fará o treinamento dos selecionados para o Passeio Livre.

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) começa nesta segunda-feira (20/06) a selecionar os moradores em situação de rua que farão parte do Passeio Livre, programa para consertar as calçadas da cidade. A seleção será feita entre os moradores dos albergues da rede de proteção social da SMADS. Não haverá inscrição ou cadastramento para este programa.

Parceria entre quatro secretarias (Secretaria do Trabalho, SMADS, Secretaria das Subprefeituras e Secretaria do Verde e Meio Ambiente), o programa Passeio Público vai gerar emprego e renda com essas frentes de trabalho. “A intenção é que esses moradores em situação de rua possam ter condições de se organizar em cooperativas, depois dessa experiência acumulada com o programa Passeio Público”, afirmou o secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro.

Na fase inicial, a SMADS vai selecionar inicialmente 64 albergados, com idade entre 30 e 50 anos, que vão receber R$ 363,45 por mês por meio do programa Bolsa Trabalho, da Secretaria do Trabalho. O prazo para concessão de bolsas será de um ano. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) fará o treinamento para os selecionados, com carga horária de 32 horas de aulas práticas.

As subprefeituras de Vila Mariana, Pinheiros, Butantã e Itaim Paulista são as primeiras beneficiadas com o programa de padronização do passeio público. Os cidadãos são responsáveis pela adequação da própria calçada, porém, nos espaços públicos, cabem às subprefeituras executá-la, por meio agora dos albergados que se interessarem pelo programa.

Clique aqui para ler outras notícias no portal da Prefeitura.