Capital paulista deve ter um inverno típico neste ano

A passagem das estações foi marcada pela noite mais longa do ano, nesta terça-feira, e pela chuva leve e constante em toda a Capital, com a temperatura mínima de 13,2°C registrada em Parelheiros.

O outono terminou na segunda-feira (20/06) e já dá lugar a um inverno que, segundo os meteorologistas, será típico e sem grandes anomalias na Grande São Paulo. A passagem das estações foi marcada pela noite mais longa do ano, nesta terça-feira, e pela chuva leve e constante em toda a Capital, com a temperatura mínima de 13,2°C registrada em Parelheiros.

A perspectiva para a estação, de acordo com as previsões do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), é que o padrão atmosférico se mantenha normal para a época, com ondas de frio intensas. “No entanto, este não será um inverno rigoroso”, afirma o técnico em meteorologia do CGE, Adílson Nazário.

Chuvas

Segundo os modelos numéricos de clima usados pela meteorologia, o El Niño (fenômeno que provoca o aquecimento do oceano Pacífico) perde intensidade a partir de julho. “Para o segundo semestre, os modelos mostram uma tendência de resfriamento do Pacífico, o que evidencia uma fase de um outro fenômeno, o La Niña, ainda sem previsão da intensidade do fenômeno”, explica Nazário.

Como exemplo do que se observou em maio, ocorrerão alguns episódios de chuva associados à passagem das frentes frias. Portanto, o inverno deste ano sobre o Sudeste do Brasil deve ser mais seco do que o de 2004. O mês de junho, até agora, tem se mostrado seco: a chuva desta segunda-feira foi a primeira significativa do mês - que tem média climatológica histórica de 56mm de precipitação. Para julho, não se espera que o padrão fuja muito à média, que é de 44mm.

Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) dão conta de que, na Capital, o mês de junho em que mais choveu registrou 220mm de precipitação, em 1983. No ano seguinte, também de acordo com o Inmet, a chuva foi praticamente nula, com 0,1mm durante todo o mês.

Temperaturas

O inverno começou no Brasil às 03h46 da madrugada desta terça-feira (21/06). A temperatura média máxima prevista para os meses de junho e julho é de 22°C. Já a média mínima, de acordo com o CGE, deve ser de 12,1°C.

Até agora, a temperatura mais baixa em São Paulo em 2005 foi registrada no dia 3 de maio, quando a estação do Inmet registrou 12,3ºC no Mirante de Santana, zona Norte. Os dados do Inmet são considerados oficiais no País. Já a estação meteorológica do CGE localizada em Parelheiros, na zona Sul, marcou 8ºC na mesma data.

No ano passado, a temperatura mais baixa do inverno ocorreu em 9 de agosto, quando o Inmet registrou 6,9ºC no Mirante de Santana. Já as estações do CGE marcaram 2,8ºC em Parelheiros, e 6,3ºC nas regiões de Perus e Freguesia do Ó, também em 9 de agosto.

Outono

O outono deste ano foi marcado por uma profunda mudança no comportamento climático em relação às condições observadas no verão. Como destaques, as altas temperaturas (veranicos) e as poucas chuvas observadas, contrastando fortemente com o outono de 2004, que foi frio e chuvoso.

Porém, o evento extremo do outono, fora do padrão geral, ocorreu nos dias 24 e 25 de maio, quando o volume de chuvas foi de 127,6mm, nos dois dias somados - não chovia tanto no mês de maio há 37 anos.

Clique aqui para ler outras notícias no portal da Prefeitura.