Prefeitura inaugura primeira unidade do Centro do Cidadão de São Paulo

A Prefeitura inaugurou o novo equipamento, que coloca à disposição dos trabalhadores paulistanos banco de vagas, cursos e palestras para capacitação profissional, orientações do Sebrae-SP para novos empreendimentos e microcrédito. Próxima unidade será em Itaquera.

Das 9h às 10h30 desta quarta-feira (22/06), instantes depois de abrir as portas ao público pela primeira vez, a primeira unidade do Centro do Cidadão, em Interlagos (zona Sul), já contabilizava 111 atendimentos, com 981 vagas disponibilizadas e 47 pessoas encaminhadas para empresas com oferta de um posto de trabalho compatível com seus perfis.

“Hoje damos um passo importante aqui na zona Sul no apoio às pessoas de São Paulo que perdem seus empregos”, afirmou o prefeito José Serra, ao inaugurar o equipamento, que coloca à disposição dos trabalhadores paulistanos banco de vagas de trabalho - que são captadas junto às empresas da região e de toda a cidade - , cursos e palestras para capacitação profissional, habilitação para recebimento do seguro desemprego, orientações e apoio do Sebrae-SP para novos empreendimentos e para desenvolvimento de pequenos negócios já existentes, além de microcrédito.

O Centro do Cidadão é resultado de um convênio da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria do Trabalho, com o Ministério do Trabalho, utilizando recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Um serviço nesses moldes já existe na cidade, no bairro da Liberdade, organizado pela Força Sindical, que é responsável por quatro outras unidades no país. Presente à cerimônia, o presidente da entidade, Paulo Pereira da Silva, aprovou o projeto, que, segundo ele, facilitará a vida dos moradores desempregados da zona Sul na hora de buscar um posto de trabalho.

“A Força Sindical tem o Centro de Solidariedade ao Trabalhador no Centro, mas as pessoas daqui ou de outras cantos da cidade têm muita dificuldade em se deslocar até lá. Muitas vezes, as pessoas vão a pé”, explicou Paulinho.

Na próxima semana, a Prefeitura vai inaugurar outro Centro do Cidadão, em Itaquera (zona Leste). As duas regiões foram escolhidas pela Secretaria Municipal do Trabalho para o início do programa por apresentarem um grande número de desempregados e não oferecerem serviços de intermediação de mão-de-obra.

A proposta é estender o modelo às regiões das demais Subprefeituras. De acordo com o vereador Cláudio Prado, autor do projeto de lei que institui o tipo de serviço no município e que originou a lei sancionada pelo prefeito nesta segunda-feira (20), Centros do Cidadão em regiões que não têm tanta demanda poderão perfeitamente ser adaptados em praças de atendimento das subprefeituras.

Diferenciais

O novo serviço de apoio e solidariedade ao trabalhador na Capital conta com dois diferenciais: um banco de currículos para desempregados portadores de necessidades especiais, ligando a demanda às vagas ofertadas por empresas associadas de forma a facilitar a colocação deste profissional no mercado de trabalho; e um Posto de Atendimento ao Empreendedor do Sebrae/SP.

Para a secretária municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Mara Gabrilli, o Centro do Cidadão representa um ganho enorme para a cidade e para os portadores de deficiência. A própria unidade de Interlagos abriu vagas para esses trabalhadores: 40% dos funcionários do novo Centro são pessoas com algum tipo de deficiência.

“A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência mesmo sentiu na pele a dificuldade de entrar nesse universo da pessoa portadora de deficiência no mercado de trabalho”, observou Mara Gabrilli, que aproveitou para parabenizar a Secretaria do Trabalho pela iniciativa de responsabilidade social.

“As empresas querem contratar e não conseguem, as pessoas com deficiência - que têm capacidade e precisam ser qualificadas - querem um trabalho e não conseguem. O Centro do Cidadão vai diminuir essa barreira”, acrescentou a secretária.

O Posto de Atendimento do Sebrae-SP será instalado no Centro de Cidadão de Interlagos nos próximos meses. Por enquanto, os usuários podem ter acesso a informações básicas sobre abertura de negócios próprios e linhas de créditos, como também podem ser encaminhados ao escritório regional do Sebrae mais próximo.

“Nossa intenção é desenvolver o conceito empreendedor na região para essas pessoas que vêm ao Centro do Cidadão, bem como identificar oportunidades de projetos do Sebrae e de outras entidades e propor ações efetivas para o desenvolvimento local”, destacou Ricardo Espinosa Covelo, gerente do Escritório Regional Sul do Sebrae-SP.

A intenção da entidade é estar mais próxima também dos empresários e empreendedores do entorno, que muitas vezes têm dificuldade de deslocamento até o escritório regional, localizado em Santo Amaro.

Com o posto de atendimento do Sebrae definitivamente implantado, funcionários do Centro poderão orientar usuários interessados em começar ou ampliar um pequeno negócio em vários aspectos, ao fazer desde uma análise do perfil empreendedor da pessoa até elaborar um plano de empreendimento ou uma pesquisa de mercado.

O prefeito José Serra ressaltou ainda a importância de as empresas da Capital procurarem o novo equipamento para cadastrar suas vagas. “Elas podem ajudar muito, ao fazerem chegar ao Centro a oferta quando precisarem de mão-de-obra”, disse.

Após visitar as instalações da unidade inaugurada, Serra conferiu o espaço da agência da Caixa Econômica Federal, instalada em prédio ao lado do Centro do Cidadão. O banco tem importante papel na facilitação do pagamento do seguro desemprego. Após ser orientado e habilitado, o trabalhador desempregado que procurar o Centro será encaminhado à agência anexa para o recebimento dos recursos.

Participaram também da inauguração da unidade Interlagos, nesta quarta-feira, os secretários municipais Gilmar Viana (Trabalho) e Walter Feldman (Coordenação de Subprefeituras), o vereador paulistano José Aníbal, o superintendente de negócios da Caixa, Henrique Carlos Parra Parra, e os subprefeitos José Augusto Ramos (Capela do Socorro), Walter Tesch (Parelheiros), José Antonio Barros Munhoz (Santo Aamaro), Lacir Baldusco (M'Boi Mirim) e Fernando Fernandes Filho (Cidade Ademar).

Como vai funcionar

Os Centros do Cidadão funcionarão de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas, em prédios adaptados também para portadores de deficiências físicas. Contarão com área de atendimento 100% informatizada, posto de atendimento avançado da Caixa Econômica Federal, Posto de Atendimento ao Empreendedor do Sebrae/SP e salas de aula. Cada unidade terá 45 profissionais especializados e treinados para o atendimento ao trabalhador.

No processo de intermediação de mão-de-obra, o Centro do Cidadão oferecerá às empresas associadas serviços de seleção ou pré-seleção de acordo com o perfil de profissional solicitado e de administração de vagas com base em um banco de dados atualizado (com vencimento, prazo de encaminhamento, retorno de candidatos aceitos ou reprovados).

Um site ficará disponível para o empresário manter-se atualizado quanto à prestação dos serviços do Centro do Cidadão, endereços, telefones, pesquisas, administração de candidatos, convocação e verificação do painel de vagas.

Toda atividade desenvolvida junto ao empregador passará por avaliação constante por meio de pesquisas feitas por instituições especializadas com foco no "Programa de Qualidade".

Endereços

Unidade Zona Sul - inaugurada nesta quarta-feira (22) Avenida Interlagos, 6122, Interlagos, São Paulo -SP Fones: (11) 5667.5580 / 5669.4320

Unidade Zona Leste (em implantação) Rua Gregório Ramalho, 12, Itaquera, São Paulo-SP Fone: (11) 6171.4933 / 6205.3171

Clique aqui para ler outras notícias no portal da Prefeitura.