Prefeitura e Estado firmam parceria para o adolescente

Parceria entre as secretarias do Estado e do Município tem a finalidade de oferecer atenção integral aos adolescentes na faixa etária de 10 a 20 anos, com ações de prevenção aos agravos e promoção de saúde.

A Prefeitura de São Paulo e o Governo do Estado  assinaram nesta quarta-feira (22/06) um termo de parceria para a implantação de um espaço de atendimento multiprofissional em saúde do adolescente na região do Grajaú, com capacidade para atender uma média de 500 jovens entre 10 e 20 anos ao mês.

Será a “Casa do Adolescente”, que envolve as Secretarias Estaduais de Saúde e Assistência e Desenvolvimento Social e a Secretaria Municipal de Saúde, em ações de prevenção aos agravos e promoção da saúde dessa faixa etária.

“Consideramos que trabalhar pela promoção da saúde do adolescente é trabalhar pelo futuro de São Paulo. Hoje estamos aqui reunidos exatamente com o futuro de nossa cidade, e é por eles que estamos trabalhando”, disse o prefeito José Serra, em referência direta às inúmeras crianças e jovens presentes ao evento, realizado no Circo Escola da ONG 7 de Setembro no bairro da extrema zona Sul.

Durante o evento de inauguração da unidade no Grajaú, foi anunciada também a ampliação do programa, com a implantação de outras 10 Casas do Adolescente até o início de 2006, em regiões com altos percentuais de gravidez na adolescência.

“A lógica do programa é levar esses serviços para esses distritos aonde a gravidez na adolescência ainda é alta, levando informação e meios para evitar a gravidez indesejada, com uma preocupação especial para jovens de 10 a 14 anos”, explicou o governador Geraldo Alckmin.

Estrutura

A equipe de profissionais da Casa do Adolescente será composta por psicólogos, pediatras, hebiatras (especialista em saúde do adolescente), ginecologistas, dentista, enfermeiro, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, nutricionista e assistente social.

Estão previstas ações de acompanhamento do crescimento e desenvolvimento físico dos adolescentes e dos fenômenos da puberdade, da rotina preventiva ginecológica e do exercício da sexualidade responsável, além de orientação dietética.

A Prefeitura entra com os profissionais e o mobiliário, e o governo do Estado, com a capacitação e o equipamento físico, doado pela ONG 7 de Setembro.

A unidade do Grajaú foi instalada no espaço “Projeto Enturmando o Grajaú” (rua Ezequiel Lopes Cardoso, 333), onde já são realizadas oficinas de arte, música, reciclagem e aulas de circo. Os principais danos à saúde na região são provocados por drogas, violência e gravidez na adolescência.

A primeira Casa do Adolescente foi inaugurada pelo Governo do Estado no bairro de Pinheiros, há 10 anos. Já atendeu a mais de 20 mil jovens, com serviço médicos, odontológicos e fonoaudiólogos, além de cursos de inglês, culinária e artesanato, entre outros.

Clique aqui para ler outras notícias no portal da Prefeitura.