Curso de capacitação dá nova visão a moradores de rua

64 moradores de rua serão formados para um novo ofício: calceteiro. A primeira turma participará da execução do projeto-piloto de padronização das calçadas, que será realizado durante os dias 28, 29 e 30 de junho.

A Secretaria de Coordenação das Subprefeituras em parceria com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e com o apoio do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) iniciou na última terça-feira (21/6) na Subprefeitura de Pinheiros o curso de capacitação de moradores de rua com o intuito de formá-los para uma nova profissão: calceteiros.

Para participar da capacitação, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social previamente selecionou 96 moradores de rua que soubessem ler e escrever. Desses, 64 foram cadastrados para participar do curso que será feito em quatro turmas.

O primeiro curso contou com a participação de 17 pessoas, dentre elas dois funcionários da prefeitura que também vão aprender o novo ofício. Além de ministrar, os professores do Senac elaboraram uma apostila didática sobre o tema abordando a história das calçadas e os conceitos relacionados.

A próxima etapa é a execução do projeto-piloto, que será realizado durante os dias 28, 29 e 30 de junho na calçada da rua Cardeal Arcoverde na altura da rua Cônego Eugênio Leite. Nesta aula prática os alunos vão construir de acordo com que foi aprendido na capacitação utilizando materiais da empresa Blocos Brasil, patrocinadora da calçada da Cardeal.

Além da utilização do material específico, os alunos seguirão o decreto n° 45.904, sancionado em maio de 2005, que determina como deve ser o desenho e estrutura da calçada.

Ao final será disponibilizado aos alunos o certificado de conclusão da profissão de calceteiro e o primeiro emprego garantido. Os formados trabalharão nas subprefeituras e receberão uma bolsa-auxílio de R$ 386,00, por um período máximo de seis meses.

Nos próximos meses, as outras três equipes atuarão nas subprefeituras de Vila Mariana, Itaim Paulista e Butantã que passarão pelo mesmo curso teórico e prático com a construção de calçadas, mas com estilos e materiais diferentes.

A idéia é formar esses novos profissionais para que se mobilizem em cooperativas e depois possam atuar nas empresas privadas e assim efetivar a nova profissão. Além disso, a importância desta capacitação está na inserção dos moradores de rua, excluídos socialmente, para um novo ofício que será a base da reconquista da cidadania e respeito. 

Clique aqui para ler outras notícias no portal da Prefeitura.