Encontro debate o modelo participativo em São Paulo

O seminário dará continuidade à série de plenárias ocorridas em cada uma das 31 sub-prefeituras, nas quais foram discutidas, diretamente com a população local, as necessidades das respectivas regiões.

Estimular e viabilizar a participação da sociedade nas discussões e decisões do governo. Este é o objetivo do Seminário Todos por São Paulo, que acontece dia 25 de junho (sábado), no Auditório do Shopping Frei Caneca.

O evento, promovido pela Coordenadoria de Participação Social, da Secretaria de Participação e Parceria, contará com a presença do prefeito José Serra, da antropóloga Ruth Cardoso, Sub-prefeitos e lideranças comunitárias.

O Seminário dará continuidade à série de plenárias ocorridas em cada uma das 31 sub-prefeituras, nas quais foram discutidas, diretamente com a população local, as necessidades das respectivas regiões.

Essas reivindicações serão encaminhadas, durante o evento, à administração municipal. Tal iniciativa é fruto do modelo participativo que a atual prefeitura de São Paulo está implementando, baseado na prática da cidadania ativa.

Com isso, visa-se otimizar a eficiência administrativa da prefeitura, já que é a própria população quem melhor conhece as suas reais necessidades, e, assim, salvaguardar o princípio democrático.

Aproximando o cidadão da administração pública regional e das decisões políticas, a iniciativa abre espaço para que a população possa manifestar suas opiniões, expor problemas e sugerir soluções.

Reconhecendo os resultados obtidos como conquistas da população, a prefeitura busca valorizar a ação política e com isso melhorar a autonomia do cidadão, demonstrando o seu interesse em dividir as responsabilidades da gestão municipal.

Um dos conceitos do projeto consiste na atuação do cidadão na região onde ele habita, pois dessa forma acredita-se que sua participação ocorra de maneira mais proveitosa e intensa já que o território é do seu conhecimento.

Outro conceito visa o aproveitamento da experiência adquirida ao longo dos anos de exercício democrático no município. 

Clique aqui para ler outras notícias no portal da Prefeitura.