Prefeitura estuda ampliar centros de Referência do Idoso

Centro de Referência do Idoso no Butantã e a Coordenadoria do Idoso são algumas ações realizadas pela Prefeitura neste ano. Município está criando uma cartilha com a lista dos medicamentos disponíveis gratuitamente nas UBSs.

A Prefeitura de São Paulo estuda ampliar as unidades do Centro de Referência do Idoso. A informação foi dada pelo prefeito José Serra nesta sexta-feira (24/06), durante o encerramento do I Congresso Estadual do Idoso.

Ao lado do presidente do Conselho Estadual do Idoso, Ricardo Alvarenga Tripoli, e do secretário municipal de Participação e Parceria, Gilberto Natalini, o prefeito Serra fez uma palestra para as 2,5 mil pessoas que lotaram o auditório do Palácio de Convenções do Anhembi.

“Vamos avançar na questão do Centro de Referência do Idoso. Já estamos fazendo o CRI no Butantã que é uma parceria entre município e estado. Assim que assumimos a Prefeitura criamos a Coordenadoria do Idoso”, afirmou Serra.

A coordenadoria foi instituída pela Secretaria Municipal de Participação e Parceria para tratar da assuntos relacionados a terceira idade no município.

O prefeito disse ainda que outra ação importante, já em andamento, é a melhoria da distribuição de remédios em postos de saúde. Para isso, além da informatização das unidades básicas de saúde, está sendo criada uma cartilha com a lista de todos os medicamentos disponíveis gratuitamente.

“Na consulta médica a pessoa entrega a cartilha ao médico para que ele possa consultar e ver se tem uma alternativa. Assim o paciente não precisa gastar dinheiro ou não vai ficar numa fila pedindo remédio que não tem”, disse o prefeito.

Segundo ele muitas vezes acontece do médico prescrever um remédio que não tem no posto, mas tem um similar, porém com outro nome. Com a cartilha o paciente pede ao médico que receite aquele medicamento que vai ser encontrado na unidade de saúde.

Clique aqui para ler outras notícias no portal da Prefeitura.