Prefeitura entrega 600 escrituras a moradores de Itaquera

Durante o evento, o prefeito José Serra adiantou para a comunidade um conjunto de ações que serão iniciadas na região nos próximos dias.

Ao participar da entrega de 600 escrituras a moradores do conjunto habitacional José Bonifácio, em Itaquera, neste domingo (26/06), o prefeito José Serra disse que vai acelerar o processo de obtenção do documento e adiantou ações nas áreas de infra-estrutura, saúde e geração de empregos que serão iniciadas na região nos próximos dias.

O Programa de Escrituras regulariza a documentação dos imóveis já quitados. A Companhia Metropolitana de Habitação, Cohab, toma as medidas necessárias para que isso ocorra e registra o imóvel no Serviço de Registro de Imóveis. Ele foi retomado em maio deste ano com a entrega de 650 escrituras na Cidade Tiradentes. “Até o final do nosso mandato vão ser cerca de 50 mil escrituras entregues em toda a cidade. Além disso, vamos fazer investimentos para melhorar as condições de vida dentro das Cohabs. Isso pressupõe não só investimentos em saúde e educação, mas também na área de lazer e esporte”, afirmou Serra logo após entregar escritura para Milton Claudino, um dos moradores de José Bonifácio.

Outra moradora do conjunto habitacional contemplada pelo programa, a telefonista Alaíde Ferreira de Souza, de 52 anos, não escondeu a alegria de receber a escritura de seu apartamento, e sorrindo disse: "É um alívio você ter a escritura do imóvel e saber que aquilo é seu. Agora eu me sinto proprietária. Estou emocionada”. Ela mora no conjunto habitacional José Bonifácio desde 1981 e quitou o apartamento em 2000, mas só hoje recebeu a escritura.

Centro Cidadão

Nós próximos dias a Prefeitura vai entregar o segundo Centro Cidadão da capital, em Itaquera, Zona Leste. O primeiro foi inaugurado esta semana em Interlargos, Zona Sul, no dia 22 de junho. “Nós vamos inaugurar um centro cidadão em Itaquera nos moldes do outro, para atender seguro desemprego, procura de emprego, capacitação profissional e micro-crédito”, disse José Serra.

A Prefeitura estuda ainda atrair um shopping e uma faculdade para a geração de emprego na região. “Estamos trabalhando para trazer atividade econômica para a Zona Leste. O subprefeito de Itaquera pensa trazer uma escola de comércio e um shopping para a estação Itaquera do metrô”. Na área de infra-estrutura, 32 ruas vão ser calçadas e as obras da avenida Jacu-Pêssego retomadas.

“Nós estamos retomando a obra de prolongamento da avenida. Existe um problema porque não tinha projeto executivo. Nós estamos refazendo isso e esperando a Caixa Econômica liberar o dinheiro que vem do orçamento Federal, além do que já tem do município”, afirmou Serra. Segundo ele o valor dos recursos liberados é de R$ 40 milhões.

Em seu discurso o prefeito disse ainda que tinha pedido ajuda ao Governo Federal para o Hospital Santa Marcelina. “Esta semana eu estive com o ministro da Saúde. O Governo do Estado e a Prefeitura já estão ajudando o Santa Marcelina e é muito importante que o Ministério da Saúde entre também nessa batalha. O hospital atende 40 mil pessoas por mês em São Paulo”.

Estiveram presentes a cerimônia de entrega das escrituras o secretário de Habitação, Orlando Almeida; de Serviços e subprefeito da Sé, Andrea Matarazzo, e o vice-presidente da Cohab, Sérgio Cammarano.

Creche

Ao deixar o Clube de Esporte José Bonifácio, local onde ocorreu o evento da Cohab, Serra visitou a creche Casa do Cristo Redentor, na divisa de Itaquera com Guaianases. No local de 170 mil metros quadrados são atendidas 440 crianças, sendo 39 em abrigo.

A instituição se mantém com um convênio com a Prefeitura e o Governo do Estado. O presidente da entidade, Antônio Carlos Laferreira, pediu ajuda ao prefeito para aumentar a capacidade de atendimento do abrigo e disse: “O Laerte (subprefeito de Itaquera) tem dado uma força e um estímulo muito grande”. O prefeito telefonou ao secretário de educação, José Aristodemo Pinotti, e pediu para estudar a possibilidade de aumentar o valor do convênio.

Clique aqui para ler outras notícias no portal da Prefeitura.