Canalização de córrego em Guarapiranga beneficia 255 famílias

Obras de canalização incluem a implantação de rede de água e esgoto, urbanização e paisagismo de ruas.

A Prefeitura de São Paulo está canalizando o  córrego Jararaú, no Parque Novo Santo Amaro, como parte do Programa de Mananciais da região de Guarapiranga. Em visita ao local, nesta segunda-feira (27/06), o prefeito José Serra classificou a obra como extremamente necessária para a região.

“É uma obra muito cara, mas necessária para melhorar as condições de vida dos moradores, para retirar a população das áreas de risco, embora muitas famílias ainda continuem no local”, disse o prefeito. Dezesseis famílias foram desalojadas das margens do córrego e já estão morando em apartamentos construídos nas proximidades pela Secretaria de Habitação.

O córrego tem 1,9 mil metros de extensão e os primeiros 700 metros canalizados deverão ser entregues em dezembro deste ano. O projeto inclui ainda a implantação de rede de água e esgoto, urbanização e paisagismo de ruas e vielas. As obras deverão beneficiar 255 famílias diretamente e 510 indiretamente, segundo a Secretaria de Habitação, e estão orçadas em R$ 6 milhões.

O prefeito José Serra percorreu os 700 metros da obra, até a creche do Jardim dos Reis, acompanhado por moradores da região. O trecho do córrego onde está a creche é um dos pontos críticos, que sofria constantes alagamentos.

As intervenções na região de Guarapiranga vinham se arrastando desde a década de 90 e foram definitivamente retomadas em abril deste ano. “Esta é uma obra que estava abandonada e que nós retomamos para resolver o problema de forma definitiva”, afirmou o prefeito.

Clique aqui para ler outras notícias no portal da Prefeitura.