Prefeitura anuncia centro de moda em São Paulo durante a SPFW

A idéia é aproveitar as confecções que já existem na região que inclui Bom Retiro, Belém, Brás e Pari para estimular a produção de roupas e difusão de conhecimentos relativos à moda.

O município de São Paulo ganhará um Centro de Referência para a moda na região que inclui Bom Retiro, Belém, Brás e Pari. A informação foi dada nesta terça-feira (28/06) pelo prefeito José Serra, durante entrevista coletiva concedida nas instalações da 10ª São Paulo Fashion Week (SPFW), no prédio da Bienal, no Parque do Ibirapuera.

A idéia do prefeito é aproveitar as confecções existentes nesses bairros, tanto de cunho popular quanto prêt-à-porter, para estimular a produção de roupas e a difusão de conhecimentos relativos à moda.

“O setor de vestuário é a atividade industrial que mais emprega em São Paulo, e a nossa intenção é estimulá-lo ao máximo. Assim, estamos planejando a criação do Centro de Referência da Moda em São Paulo, para difundir o acesso à informação, à tecnologia, e informações a respeito dos mercados. Queremos ampliar esse tipo de informação, que hoje é muito restrito”, disse o prefeito.

Dessa maneira, o centro funcionará como um espaço para eventos ligados à moda, comercialização e exportação de coleções, acervo para estilistas, representação de tecelagens que fornecem materiais para as empresas, portal de negócios, agências de modelo, laboratório de pesquisas, entre outros. O desenvolvimento dessa iniciativa está sendo realizado em conjunto com a Abest (Associação dos Estilistas).

“Estamos querendo trazer mais empregos para São Paulo e novas fontes de geração de renda. Emprego não depende de uma prefeitura, mas da política macroeconômica, dos juros, do câmbio, de impostos. Mas o município não pode ficar de braços cruzados, e sim tomar iniciativas para que as vantagens comparativas que oferece sejam melhor aproveitadas, gerando emprego e renda”, disse o prefeito. Ele lembrou que São Paulo reúne condições favoráveis de mercado e de recursos humanos, e dispõe de infraestrutura, criatividade e desenvolvimento cultural.

José Serra elogiou a organização da SPFW, dizendo que, em 10 anos, o evento adquiriu grande importância econômica para a cidade. O prefeito destacou que, na semana dos desfiles, o município recebe entre 130 e 140 mil pessoas, que realizam despesas na capital que chegam a R$ 80 milhões. A SPFW começa hoje e vai até o dia 4 de julho.

Pela primeira vez ao longo de uma década, a prefeitura auxilia a divulgação do evento. Também está nas ruas a campanha “São Paulo é Meu Destino”, para valorização e difusão da imagem do município por meio da São Paulo Turismo S/A. Numa parceria com a prefeitura, grifes que participam da SPFW produziram camisetas para a campanha. As peças foram apresentadas pelo organizador do evento, Paulo Borges. Foi exibido um vídeo promocional que integra a iniciativa da “SP é Meu Destino”, produzido pela SP Turis.

Durante a entrevista, o prefeito estava acompanhado do presidente da SP Turismo/SA, Caio Carvalho, do chefe de Escritório de Transição do governo, Clóvis Carvalho - que coordenará uma agência para projetos de desenvolvimento econômico do município -, e do presidente da Fundação Bienal, Manoel Pires da Costa.

10 anos de SPFW

O organizador do evento, Paulo Borges, disse que o sucesso do evento se deve a um trabalho de equipe, “que acreditou na criatividade brasileira, fazendo as pessoas se unirem em torno de um objetivo”.

“Em 10 anos, a São Paulo Fashion Week se tornou um dos lançadores de moda no mundo. Não imaginávamos, em 1996, que isso iria acontecer. De lá pra cá, o evento serviu para profissionalizar o setor e criamos um fenômeno de mídia. A moda passou a ser democrática”, afirmou o organizador, calculando em R$ 1 bilhão o movimento dos negócios em São Paulo com a SPFW.

Serviço

São Paulo Fashion Week
Parque do Ibirapuera, s/n, portão 3
Data: de 28 de junho a 4 de julho
site oficial: www.spfw.ig.com.br

Clique aqui para ler outras notícias no portal da Prefeitura.