São Paulo deve participar de evento sobre ecologia e meio ambiente na China

Delegação da República Popular da Chinafez um convite oficial para que a Prefeitura participe do evento “2005 - Ásia Pacific Cities Summit”, um encontro das cidades da Ásia e do Pacífico.

Uma delegação da República Popular da China, liderada pelo secretário geral do Comitê Permanente da Prefeitura de Chongqing, Huang Zhendong, que tem status de Ministro, foi recebida pelo prefeito José Serra na tarde desta terça-feira (28/06).

Durante a audiência, que teve a presença da secretária municipal de Relações Internacionais, Helena Gasparian, e do secretário municipal de Governo, Aloysio Nunes Ferreira, Zhendong fez um convite oficial para que o prefeito participe do evento “2005 - Ásia Pacific Cities Summit”, um encontro das cidades da Ásia e do Pacífico, em Chongqing.

O evento acontecerá no período de 11 a 14 de outubro e em sua última edição (2003), em Brisbane, na Austrália, reuniu 600 delegados de 16 países, representando 96 cidades. O tema central será a Cidade, o Homem e a Natureza, com uma discussão dos problemas relativos à questão da ecologia e do meio ambiente.

A secretária Helena Gasparian disse que este foi o terceiro convite feito ao prefeito por uma delegação da China e ele demonstrou muito interesse em participar do evento.

Troca de experiências

Chongqing é o maior município da China, com 31 milhões de habitantes, um centro industrial pesado que produz um terço de todas as motocicletas do país, 500 mil carros por ano e dentro do seu perímetro está sendo construída a represa de Três Gargantas, que será a maior hidrelétrica do mundo.

Juntamente com Beijin (a capital), Shangai e Shenzen, Chongqing tem status intermediário entre cidade e província. Devido às suas dimensões e por terem problemas maiores do que os das outras cidades de menor porte, as quatro são subordinadas diretamente ao governo federal.

Segundo a secretária Helena Gasparian, São Paulo é conhecida como uma cidade que tem problemas ecológicos e que lida com isso há bastante tempo, com um histórico de soluções para estes problemas. “Os chineses querem compartilhar os problemas ecológicos que a sua cidade enfrenta e as soluções que estão trabalhando, numa troca de experiências com São Paulo, principalmente na questão da poluição do ar, do abastecimento de água e outros pontos em comum”.

O secretário geral do Comitê Permanente da Prefeitura de Chongqing é também o chefe do Partido Comunista na cidade, uma espécie de super prefeito, e faz a ligação com o governo federal. “Trata-se uma autoridade política de bastante peso, sobretudo na hierarquia do poder chinês”, esclareceu a secretária.

A delegação chinesa, integrada por outros oito membros do Comitê Permanente da Prefeitura de Chongqing, estava acompanhada da Cônsul Geral do país em São Paulo, Li Jiaoyun.

Clique aqui para ler outras notícias no portal da Prefeitura.