Secretaria de Transportes anuncia licitação de radares

A CET vai determinar em que pontos os equipamentos deverão ser instalados. O número de equipamentos subirá consideravelmente: no caso dos fixos, as câmeras passarão de 40 para 101.

A Secretaria Municipal de Transportes vai implantar um novo modelo de contratação e gerenciamento de radares para fiscalização do trânsito. O objetivo é melhorar a eficiência a custos menores. Na última quarta-feira (29/06), venceram os contratos de fornecimento de radares do tipo fixo – os chamados pardais, com câmeras instaladas sobre colunas – e os destinados a lombadas. Em seis meses a secretaria vai lançar um edital para a contratação, a partir desse novo modelo. Nesse período, os serviços serão mantidos por meio de contratos emergenciais.

Segundo o secretário de Transportes, haverá mudanças na remuneração às empresas. Hoje, elas recebem por multa aplicada, e passarão ser pagas por equipamento instalado. A intenção é que os radares sejam colocados em áreas de real importância para a segurança dos motoristas e pedestres. Hoje, como recebem por multas efetuadas, as empresas colocam seus aparelhos em ruas com grande fluxo de veículos, não necessariamente que ofereçam perigo, e deixam desguarnecidas as redondezas de escolas e curvas em finais de descida, onde há abuso de velocidade.

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) irá determinar em que pontos os equipamentos deverão ser instalados. O número de equipamentos subirá consideravelmente. No caso dos fixos, a quantidade de câmeras crescerá de 40 para 101, e as bases de suporte irão de 101 para 300, o que permite a variação dos locais.

Outra novidade é a instalação, em todas as câmeras, do dispositivo OCR (Optical Caracter Recognition), ou Reconhecimento Ótico de Caracteres, que permite a leitura ótica das placas, fornecendo toda as características do veículo infrator. Hoje já há um equipamento desse tipo funcionando experimentalmente na Marginal Pinheiros. Pela primeira vez em muitos anos, haverá uma licitação para escolha de novas empresas, já que os contratos vinham apenas sendo renovados em gestões anteriores.

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