III Festival de Dança dos Telecentros reúne jovens de toda a cidade

Esta sexta-feira é o último dia para se inscrever, mediante entrega de 1 kg de alimento não-perecível, que será doado a famílias carentes. Na primeira edição do Festival, em 2003, foram arrecadados 210 kg de alimento; em 2004, o número saltou para 717 kg.

Uma verdadeira maratona de dança terá início neste sábado (02/07). Trata-se do III Festival de Dança dos Telecentros, organizado pelas unidades Santa Lúcia, Jd. Copacabana e Jd. Autódromo, todas na zona Sul, que acontece aos sábados e domingos, até o dia 17 de julho, das 14h às 20h, na Escola Estadual José Raul Poletto (rua Professor Barroso do Amaral, 665, Jardim Planalto).

Segundo Itamar do Carmo, idealizador do projeto e supervisor do Telecentro Santa Lúcia, “o objetivo é criar, ainda que provisoriamente, espaços culturais e de lazer, além de fomentar a produção cultural na periferia de São Paulo”.

Este ano o Festival de Dança pretende ampliar seu alcance, com a apresentação de grupos de toda a cidade. Além de participantes de áreas próximas aos telecentros, estão inscritos grupos da Vila Nova Cachoeirinha (zona Norte), Jardim Paulistano (zona Oeste), Vila Industrial e Jardim Conquista (zona Leste). Vários gêneros de dança estão representados, de modalidades clássicas a gêneros mais populares, como street dance e axé.

Podem se inscrever concorrentes solos, duplas ou grupos com até seis integrantes, nas categorias infantil (7 a 14 anos) e juvenil (15 a 21). Os primeiros colocados de cada categoria serão contemplados com troféus e medalhas. Para fazer as inscrições, os grupos devem doar um quilo de alimento não-perecível, para distribuir entre as famílias carentes da região. Na primeira edição do Festival, em 2003, foram arrecadados 210 kg de alimentos; no ano passado, o número pulou para 717 kg. A expectativa é, neste ano, dobrar a arrecadação.

Um dos grupos inscritos este ano é o Ballet Shirley Benevides, que recebeu a classificação de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), por dar aulas para crianças e jovens carentes com mensalidades populares ou através de bolsas.

Para divulgar o festival e facilitar as inscrições, os funcionários dos telecentros Santa Lúcia, Jd. Copacabana e Jd. Autódromo criaram um site (www.festivaldedanca.kit.net), unindo o Festival à iniciativa de inclusão digital. As inscrições se encerram nesta sexta-feira (01/07). Mais informações, pelo telefone 5831-6095.

Clique aqui para ler outras notícias no portal da Prefeitura.