Brooklin: enchentes serão minimizadas em até 45 dias

Os trabalhos de desassoreamento e limpeza do córrego Enxovias devem melhorar bastante a vida dos moradores das ruas próximas, que sofrem há anos com enchentes.

Dentro de até 45 dias, as enchentes do córrego Enxovias, no Brooklin, zona Sul, devem estar bastante minimizadas. Este é prazo para o término dos trabalhos de desassoreamento e limpeza do córrego, vistoriados na manhã deste sábado (02) pelo prefeito José Serra, em companhia do secretário de Coordenação das Subprefeituras, Walter Feldman, e do subprefeito de Santo Amaro, José Antonio de Barros Munhoz.

"É um problema gravíssimo para uma região que está prosperando e que sofre com as enchentes devido à falta de limpeza", afirmou o prefeito. "Estamos fazendo uma limpeza profunda, que já vai representar um alívio muito grande". Os trabalhos são conduzidos pela subprefeitura de Santo Amaro.

Serra também vistoriou um dos pontos do Dreno do Brooklin, no Largo Los Andes. O dreno recebe as águas do Enxovias e do Cordeiro, outro córrego da região. O dreno, que recebe as águas dos dois córregos e deságua rio Pinheiros, também será alvo de serviços de limpeza. As galerias pluviais da região não recebiam limpeza há quatro anos. No primeiro semestre deste ano o Enxovias passou por uma limpeza de caráter emergencial, feita manualmente, mas agora o serviço será feito com equipamento mais adequado, para obtenção de melhores e mais rápidos resultados. A limpeza manual do Enxovias, que é canalizado, demoraria cinco meses.

O desassoreamento do Enxovias beneficiará a região das ruas Henry Dunant, Enxovia, Profª. Maria Edivani do Amaral Dick, Domingos Antonio Ciccone, Joerg Bruder, Largo Los Andes e as avenidas Chuckri Zaidan e Roque Petroni.

Para conhecer de perto o problema o prefeito visitou a residência de Maria José Alves Vilela, na rua Enxovia, onde as águas chegam a alcançar um metro de altura. Como quase todas as casas da região, a de dona Maria José tam comportas nas portas, para evitar a entrada da água. "Moro aqui há 27 anos. E há 27 anos tem enchente", afirmou ela.

Clique aqui para ler outras notícias no portal da Prefeitura.