Mutirão da hérnia infantil realizou 161 cirurgias

Com o apoio de 14 hospitais, a ação promovida pela Secretaria de Saúde neste sábado (02/07) diminuiu a fila de espera, que chega a seis meses. Depois de algumas horas em observação, todas as crianças tiveram alta e já estão em casa.

O primeiro mutirão de cirurgia de hérnia infantil, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde com o apoio da Secretaria Estadual de Saúde, no sábado (02/07), realizou 161 cirurgias nos 14 hospitais que participaram da campanha.

A cirurgia, considerada simples pelos médicos, teve ainda um pós-operatório rápido: depois de algumas horas em observação, todas as crianças foram liberadas para voltar para casa. O mutirão teve ainda a visita e as brincadeiras organizadas pelo grupo ArcoIris, vestidos de palhaço animando a garotada.

A realização das cirurgias num único dia ajudou a diminuir a fila de espera para o procedimento, que chega a seis meses para alguns casos. A hérnia inguinal – caracterizada pela formação de um pequeno caroço na virilha ou na bolsa escrotal – acomete de 1% a 5% das crianças e aproximadamente 10% dos prematuros. A falta da operação na infância pode causar problemas mais graves e, em alguns casos, o paciente corre risco de morte.

Clique aqui para ler outras notícias no portal da Prefeitura.