Prefeitura renovará contrato com a cooperativa de ex-craques

O contrato entre a Secretaria Municipal de Esportes e a Cooperativa, que vencerá no próximo dia 10, será renovado pela atual Administração.

A Cooperativa dos Craques de Sempre, formada por ex-atletas de futebol e de outras modalidades, e que inclui ídolos como Badeco, Dudu, Ademir da Guia, Leivinha, Basílio, Coutinho, César e João Paulo, vai continuar o seu trabalho com cerca de 12 mil crianças e jovens carentes, a maioria moradora em favelas da capital.

Durante audiência com um grupo 10 ex-jogadores de futebol, na tarde de segunda-feira (4/07), o prefeito José Serra deu a boa notícia: o contrato entre a Secretaria Municipal de Esportes e a Cooperativa, que vencerá no próximo dia 10, será renovado pela atual Administração.

O ex-craque do Palmeiras, Dudu, não escondeu a sua satisfação após a reunião, que teve também a presença do secretário de Esportes, Heraldo Galvão, e dos vereadores Antônio Goulart e Antônio Carlos Rodrigues.

“O prefeito nos recebeu muito bem, juntamente com o secretário de Esportes, e eles nos disseram que o contrato será renovado. Assim, vamos continuar junto às crianças das favelas, num trabalho tão bonito em que atendemos por volta de 12 mil crianças e jovens por mês”.

Resgate do passado

Para Dudu, o Programa Mais Esporte, da Secretaria Municipal de Esportes, coordenado pela cooperativa dos ex-atletas, “está sendo uma oportunidade para que nós, ex-atletas, possamos transmitir para essa garotada toda a experiência acumulada nos anos em que fomos jogadores profissionais e também muitos de nós como técnicos de futebol.

Tudo isso proporcionado pela Secretaria Municipal de Esportes gratuitamente. Isto resgata o nosso passado porque é uma oportunidade que a gente tem de tratar bem essas crianças”, afirmou o ex-jogador.

A cooperativa reúne 65 ex-atletas, mais cinco pessoas selecionadas pela entidade para ajudar no trabalho. “A gente recebe pelos 65 ex-atletas e nos cotizamos para pagar mais estes cinco colaboradores”, explicou Dudu.

Além de ex-jogadores de futebol, a cooperativa reúne ex-atletas de outras modalidades, como o vôlei (Amauri e Domingos Maracanã, medalhas de ouro e prata olímpicas), basquete feminino (Nilza, medalha de bronze no mundial disputado em São Paulo) e atletismo (Esmeralda de Jesus, ex-recordista sul-americana dos 100 metros rasos).

A Cooperativa dos Craques de Sempre exige a participação de pelo menos 20% ex-atletas participantes de seleções brasileiras.

As aulas são dadas nos Clubes Desportivos Municipais, da Secretaria de Esportes, e diretamente em favelas onde funcionam escolinhas de futebol. A faixa etária atendida vai de 8 até 15 anos, e quem estuda de manhã tem aula à tarde; quem estuda à tarde tem aula no período da manhã.

“Somos muito respeitados por toda a comunidade onde desenvolvemos este trabalho social. Além de ensinar futebol com a nossa experiência, observamos os garotos que têm qualidade e procuramos encaminhá-los para os clubes de São Paulo”, destacou Dudu.

O prefeito José Serra pediu aos representantes da cooperativa que procurassem ampliar o número de atendidos e para tanto a Secretaria Esportes deverá destinar um aporte maior do seu orçamento do próximo ano para o Programa Mais Esporte.

Da reunião também participaram os ex-jogadores Alfredo Mostarda, Helinho, Gilberto Costa e Caio.

Clique aqui para ler outras notícias no portal da Prefeitura.