Paraná é o campeão de multas a veículos "estrangeiros"

O Paraná detém 48,9% das 767 multas consolidadas (cujos veículos foram identificados) de um total de 877, enquanto Minas Gerais aparece em segundo lugar com 19%. Dados são do 1º lote de autuações a veículos “estrangeiros”.

Paraná e Minas Gerais são os Estados que concentram a maior parcela de multas do primeiro lote de autuações a veículos “estrangeiros”, expedido em 4 de julho, pela SMT (Secretaria Municipal de Transportes), por meio da Prodam (Companhia de Processamento de Dados do Município de São Paulo).

O Paraná detém 48,9% das 767 multas consolidadas (cujos veículos foram identificados) de um total de 877, enquanto Minas responde por 19%. Esses dados confirmam que a frota do Paraná é a que tem maior presença na cidade, resultando disso a maior parcela de autuações.

O início do processo de autuações a veículos de outros Estados pela Prefeitura de São Paulo foi possível graças ao seu ingresso no Renainf (Registro Nacional de Infrações de Trânsito). Essa integração de dados permitirá que as autuações sejam cobradas por meio dos Detrans de outras unidades da federação, como pré-requisito para o licenciamento de veículos.

Atualmente, cerca de 60 mil multas por mês aplicadas na cidade de São Paulo são relativas a veículos de outros Estados. Isso representa cerca de 20% do total de multas mensais.

A medida adotada, que possibilitará ao Município aplicar as penalidades previstas no CTB (Código de Trânsito Brasileiro), eliminará a impunidade dos infratores, contribuindo para maior respeito à legislação de trânsito e conseqüente redução das infrações, bem como para conferir maior segurança e fluidez ao trânsito. 

Clique aqui para ler outras notícias no portal da Prefeitura.