Campanha combate os ratos e a leptospirose em Itaim Paulista

Em 2004, foram registradas seis mortes por leptospirose na região. A doença é causada pela urina de ratos que, durante o período de chuvas, se espalha e contamina a população.

A Subprefeitura Itaim Paulista dá início na sexta-feira (08/07) à “Campanha de combate ao rato e à leptospirose”, entre as 14h e as 16h, no CEU Curuçá (avenida Marechal Tito, 3450). Em 2004, foram registradas seis mortes por leptospirose na região. Este ano, a subprefeitura pretende prevenir problemas como este.

O subprefeito abre a programação, que inclui, entre outras coisas, palestra da bióloga Luciana Jordão, do Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde. Ela falará sobre “Espécies e Hábitos dos roedores urbanos – Conhecer para melhor combater”.

Na ocasião, será lançado também o Projeto Fluir, que prevê uma série de obras para auxiliar no combate aos ratos, como rebaixamento e alargamento das calhas dos córregos, limpeza de galerias e bocas de lobo, reconstrução da mata ciliar e construção de parques lineares nas margens dos córregos.

A principal forma de contágio da leptospirose é através da urina de ratos, que acaba contaminando as águas na época das enchentes, muito comuns no Itaim Paulista. Além da melhoria nas condições de vida das pessoas da região, uma das maneiras mais eficazes de se combater os ratos e a doença é com informação – cuidados com o lixo, com as águas da enchente, etc. É o que a Subprefeitura Itaim Paulista procura fazer com essa campanha. Mais sobre a programação pelo telefone 6963-2766.