"Fábrica Verde" quer levar desenvolvimento sustentável para Parelheiros e Itaim Paulista

Inicialmente serão 100 jovens em Parelheiros e 90 em Itaim que durante seis meses participarão das oficinas de capacitação. Neste período, eles receberão uma bolsa-auxílio de R$ 200 e ficarão sob supervisão por mais seis meses e mais um ano de atuação como empreendedor agrícola.

Os quase dois milhões de desempregados da capital, segundo última pesquisa do Dieese/Seade, estão na região de Parelheiros e Itaim Paulista, consideradas as mais vulneráveis no mapa. Apesar da faixa etária jovem, a falta de escolaridade e até mesmo de acesso as regiões de maior empregabilidade, são os grandes empecilhos desta população.

Diante a problemática, a Secretaria do Trabalho em parceria com as Subprefeituras de Parelheiros e Itaim Paulista passaram a trabalhar juntas em busca da solução. Após um estudo detalhado na região, surgiu o projeto "Fábrica Verde".

"A idéia é promover um pólo agrícola em Parelheiros, com o cultivo de especiarias, tomate, goiaba e maracujá. Vamos fortalecer os produtores locais e formar novos com capacitação em parceria com a USP- ESALQ (Escola de Agronomia)", explica Dagoberto Resende, coordenador de desenvolvimento local da Secretaria do Trabalho.

Na região do Itaim Paulista a fábrica irá funcionar para o cultivo de horticultura, ervas aromáticas e medicinais. A área que será utilizada em Parelheiros pertence a EMAE (Empresa Metropolitana de Águas e Energia do Estado de São Paulo). Trata-se de uma região de preservação, formada por mananciais. No entanto, a região já está sendo invadida pela população local.

"Devido a falta de planejamento, os moradores vem ocupando a área de forma desenfreada. Com a Fábrica Verde, nós teríamos um maior controle e também faríamos uma conscientização ambiental junto a população", afirma Roberta Cappellano, coordenadora de Assistência e Desenvolvimento Social.

A gestão empresarial será feita com o Sebrae e dará todas as diretrizes para os produtores montarem o próprio negócio. No local, já está sendo instalado um centro de empreendorismo e formação agrícola ambiental que servirá de sala de aula para a população. Além disso, está em estudo a instalação de um entreposto em Parelheiros, para a venda de produtos produzidos na fábrica verde.

Com a aprovação e a liberação do terreno por parte da Secretaria de Meio Ambiente e também a de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento, a "Fábrica Verde" começa aos poucos se tornar realidade. Em poucos dias, com a autorização da área, os equipamentos agrícolas necessários, assim como as estufas, começarão a ser compradas.

A seleção dos alunos que participarão da primeira turma da "Fábrica Verde" será feita pela Subprefeitura de Parelheiros e Itaim. Inicialmente serão 100 jovens em Parelheiros e 90 em Itaim que durante seis meses participarão das oficinas de capacitação. Neste período, eles receberão uma bolsa-auxílio de R$ 200,00 e ficarão "incubados" (em supervisão) por mais seis meses e mais um ano de atuação como empreendedor agrícola na área. A expectativa é que em longo prazo seja formado uma região de micro e pequenos negócios agrícolas na região, além de uma melhoria na qualidade de vida dos moradores.