CET faz 756 autuações no 1º dia de leitura automática de placas

O equipamento, instalado em veículos da CET, faz o reconhecimento óptico da placa e manda a informação para uma central, que realiza a autuação. Sistema opera em fase de testes e começou a operar na tarde de ontem.

No primeiro dia de testes dos equipados com sistema LAP (Leitura Automática de Placas) foram aplicadas 756 autuações de desrespeito ao rodízio de veículos na cidade de São Paulo. O maior número de autuações ocorreram na Marginal Tietê (479) e na Rua Pamplona (193).

O equipamento, instalado em veículos da Companhia de Engenharia e Tráfego (CET), faz o reconhecimento óptico da placa e manda a informação para uma central, que deverá realizar a autuação. No período de testes só serão lavradas multas de desrespeito ao rodízio, considerada uma infração média, que acarreta quatro pontos na carteira de habilitação e custa R$ 85,13.

Cinco empresas de tecnologia aceitaram o convite da CET para colocar seus veículos em testes durante um período de 60 dias. Durante esse período, serão avaliados, os sistemas e o mais adequado à fiscalização.

Os equipamentos funcionam basicamente da mesma forma, com um sistema que integra câmeras e computadores que lêem as placas dos veículos e, por meio de um software, indicam se há ou não desrespeito ao rodízio.

As diferenças entre os sistemas apresentados são apenas de caráter técnico. O modelo da empresa CCBR Catel possui uma câmera que é fixada por um técnico em um suporte sobre o veículo e passa as informações para um computador interno.

A empresa Trends opera com uma câmera móvel, presa a um suporte, que pode ser usada tanto dentro como fora do veículo. A empresa Perkons possui um sistema com duas câmeras internas, uma na traseira e outra na lateral do veículo. As câmeras ficam conectadas a dois computadores.

Já o modelo da empresa Engebrás possui uma câmera fixa no topo do veículo. Ela é controlada por um dispositivo localizado no teclado, acoplado ao painel em frente ao assento do passageiro.