Prefeitura anuncia reforma de quatro CDMs e de 24 campos de futebol

Prefeitura recebe doação de materiais esportivos da Secretaria Estadual de Esportes e anuncia a reforma de quatro CDMs e 24 campos de futebol na região de Guaianases.

A Prefeitura de São Paulo anunciou nesta segunda-feira (11/07) ações para a área de lazer e esportes e de infra-estrutura urbana para a região de Guaianases (zona Leste).

A Prefeitura será parceira dos 24 clubes locais de futebol amador para a reforma dos campos de futebol dessas associações. O munícipio fornecerá ainda os materiais necessários para as melhorias, que serão realizadas pelos clubes pelo sistema de mutirão. Cada clube, como contra-partida, manterá uma escolinha de futebol para as crianças.

Outra parceria, agora da Prefeitura com o governo do Estado, garantirá kits de material esportivo para esses clubes amadores. Simbolicamente, o primeiro kit foi entregue ao prefeito José Serra pelo secretário estadual de Juventude, Esportes e Lazer, Lars Grael. O prefeito, por sua vez, entregou o kit ao presidente do Guaianases Futebol Clube, Dejair Mateus.

São 220 itens esportivos, grande parte confeccionada através do Programa Pintando a Liberdade, do governo do Estado em parceria com o Ministério dos Esportes para a produção de materiais esportivos nos presídios estaduais.

“O programa ressocializa os detentos, gera esse material de alta qualidade com economia para o Estado e os presidiários conseguem diminuir a pena através do trabalho”, explicou Lars Grael.

Durante a cerimônia, o prefeito José Serra também autorizou a Subprefeitura local a reformar os quatro Centros Desportivos Municipais (CDMs) existentes nos dois distritos - Guaianases e Lajeado. Em cada Centro deve ser investido cerca de R$ 120 mil. “Os CDMs daqui estão em situação precária. Por isso vamos fazer a reforma em parceria para coloca-los à disposição do bom esporte nessa região”, afirmou Serra.

A Prefeitura também anunciou a canalização do trecho do córrego Itaquera Mirim ao lado do Mercado Municipal (cerca de 250 metros). No dia 7 de maio, quando visitou a região, Serra solicitou à Secretaria Municipal de Infra-Estrutura Urbana e Obras a elaboração de um projeto executivo. Nos próximos dias, com a conclusão do projeto, o edital de licitação será lançado. A estimativa é de que as obras comecem e sejam concluídas em 2006 e que o investimento seja de R$ 3,5 milhões.

O prefeito também informou a população sobre obras locais em andamento: a reforma das Unidades Básicas de Saúde Jardim Robru, Fanganiello, Santa Luzia, Primeiro de Outubro e Jardim Etelvina, e a entrega de duas novas escolas ainda este ano, sendo uma na Cohab Guaianases.

Na seqüência, o prefeito vistoriou as obras de pavimentação nas ruas Roças Novas e Abaeté, duas das 35 ruas da região que integram o Plano de Asfaltamento anunciado por ele em meados de junho. Das 35 vias de Guaianases que eram de terra e foram incluídas no Plano, 12 já estão prontas.

“São obras pequenas para a Prefeitura, mas muito grandes para as pessoas que são beneficiadas. É muito importante para o bem-estar e para a saúde dos moradores”, observou Serra. Na cidade 241 ruas estão incluídas, sendo que o conjunto deve estar concluído em outubro.

O prefeito informou que pretende, nos próximos meses, incluir mais 120 vias no plano. O programa segue o modelo de auto-gestão, com material asfáltico produzido em usinas da própria Prefeitura e com mão-de-obra das subprefeituras, o que tem gerado uma economia de cerca de 50% em relação aos preços pagos pela administração anterior em obras de pavimentação.