Psoríase é discutida em encontro na capital

A doença é genética e atinge cerca de três milhões de pessoas, e ainda não têm suas causas especificadas e nem tratamento eficiente.

Dia 13 de julho, entre as 8h30 e as 18h30, ocorre o III Encontro da Associação Brasileira de Entidades de Apoio a Pessoas com Psoríase, no salão nobre da Câmara Municipal. O evento tem o objetivo de promover um amplo debate entre doentes, profissionais e autoridades da área de saúde e grupos de apoio sobre a Psoríase, buscando o esclarecimento de suas causas e formas de tratamento e é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Participação e Parcerias, que contará a partir dessa edição com o apoio da Secretaria de Saúde.

A doença é genética e atinge cerca de três milhões de pessoas, e ainda não têm suas causas especificadas e nem tratamento eficiente. Ela manifesta-se com freqüência na forma de lesões avermelhadas, com escamas grossas e esbranquiçadas, principalmente nos cotovelos, joelhos e couro cabeludo. Por esse motivo, muitos portadores da psoríase são vistos com estranheza e vítimas de preconceitos. Contudo, sabe-se que a doença não é contagiosa, sendo por isso fundamental a realização desse evento de modo a desmitificá-la junto à população.

A iniciativa de sua realização partiu da proposta de lei do então vereador Gilberto Natallini, hoje Secretário Municipal de Participação e Parcerias, que foi aprovada e sancionada em 2003, criando uma política pública aos portadores da doença dentro do município. A última edição contou com a presença de mais de 800 pessoas, e ao final do evento será elaborada uma Carta de Compromisso entre os participantes de modo a estabelecer metas e ações a serem realizadas no decorrer do ano e assegurar a realização anual desse Encontro.

Serviço

III Encontro da Associação Brasileira de Entidades de Apoio a Pessoas com Psoríase
Data: 13 de julho de 2005
Horário: das 8h30 às 18h30
Local: Câmara Municipal da São Paulo