Prefeitura e CEF assinam convênio sobre microcrédito

A liberação dos R$ 25 milhões pela Caixa, além de dinamizar a atuação do SP Confia, favorecerá todos os programas de empreendorismo em vigora na cidade, como “Tecendo Novos Caminhos”, “Fábrica Verde” e os “Centros Cidadão”.

A Prefeitura de São Paulo e a Caixa Econômica Federal (CEF) assinam na próxima segunda-feira (18/07) acordo para liberar 25 milhões de reais para trabalhadores empreendedores do município. A verba será oferecida dentro do novo programa de microfinanças gerenciado em parceria com o SP Confia.

A liberação dos 25 milhões de reais pela Caixa, além de dinamizar a atuação do SP Confia em suas operações, favorecerá todos os programas de empreendorismo que a Secretaria do Trabalho realiza atualmente, como “Tecendo Novos Caminhos”, “Fábrica Verde” e os “Centros Cidadão”.

Outra novidade é que o atual conceito de microfinanças é bem mais amplo do que o de microcrédito, anteriormente adotado. O termo microfinanças abrange não apenas operações de crédito como também abertura de contas, movimentação de contas através de cartões magnéticos, cartões de crédito e seguro, entre outras.

O acordo com a CEF será operacionalizado de forma complementar às ações do SP Confia. Face à essas mudanças nos quadros da administração do São Paulo, a Prefeitura deverá fornecer em breve um subsídio financeiro com o objetivo de torná-la auto-sustentável em médio prazo.

Nova diretoria

Nesta semana tomou posse a nova administração do SP Confia - organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP), também conhecida como Banco do Povo ou Crédito Popular Solidário. A mudança visa dar mais transparência para o programa e promover revisão do estatuto com o objetivo de adaptá-lo à estrutura societária exigida pela legislação aplicável às OSCIPs.

A Secretaria do Trabalho será representada na diretoria por três funcionários. Além disso, três importantes associações sindicais participam da nova gestão: CGT, representada pelo 1º Vice Presidente José Artur Aguiar, SDS, representada pelo Secretário Geral Natal Léo e CAT representada pelo Tesoureiro Tadeu Amaral.