SPTrans apreende mais um coletivo com dispositivo para fraudar o sistema

O cobrador sinalizava para o motorista que liberava a catraca sem a utilização do cartão, utilizando um botão.

Por meio de uma denúncia de um passageiro do sistema de transporte coletivo, os fiscais da SPTrans detectaram nesta quinta-feira (13/07) mais um veículo fraudando o sistema. O carro, de prefixo 35071, de placas DJB 8121, pertencente à Associação Paulistana (Permissionário), circulava pela linha 2717 Cangaíba - Metrô Guilhermina.

Segundo a denúncia quando a passagem era paga em dinheiro, o cobrador sinalizava para o motorista que liberava a catraca sem a utilização do cartão, utilizando um botão de contato, localizado na coluna de direção.

Os técnicos detectaram a existência de um botão atrás do volante com um fio ligado ao chicote, que liga o validador à catraca. Por esse motivo, o veículo foi levado ao Depatri - Departamento de Investigações sobre crimes Patrimoniais -, nesta quarta-feira, para elaboração do boletim de ocorrência por estelionato (registro 089/2005). O motorista está sob averiguação.

Um caso semelhante ocorreu em 8 de junho último, quando a equipe de fiscalização constatou a fraude em um veículo da Cooperativa Cooperpeople. Por essa ocorrência, a cooperativa foi multada, o veículo teve a catraca trocada, e aberto um inquérito policial por fraude. Algumas pessoas foram chamadas a prestar esclarecimentos e o processo está em andamento.