"Recreio nas Férias" leva alunos de EMEIs a exposição no Sesi

A visita monitorada faz parte do programa Recreio nas Férias, da Secretaria Municipal de Educação (SME).

Conhecer uma exposição e, ainda, conversar com seu autor. A experiência foi vivida na quinta-feira (14/07) por 139 alunos de algumas EMEIs da Zona Norte, ligadas à Coordenadoria de Educação do Jaçanã-Tremembé.

Eles foram ver a mostra "Brasil de Aguilar", do artista plástico José Roberto Aguilar. A visita monitorada faz parte do programa Recreio nas Férias, da Secretaria Municipal de Educação (SME).

Os alunos chegaram ao imponente prédio do Sesi, na Avenida Paulista, exatamente às 10hs, e foram recebidos pelo artista plástico. A emoção e orgulho era sentida dos dois lados.

Por quase uma hora, Aguilar respondeu às perguntas das crianças com a paciência de um mestre. Numa curiosidade sem limites, os alunos queriam saber desde o processo de criação do artista aos seus sentimentos na hora de pintar as obras.

A atual exposição do Sesi reúne 100 quadros. Aguilar compôs trabalhos abstratos a partir da bandeira nacional e dos mapas de todos os Estados do Brasil sobre os quais borrifou sua marca forte nesta exposição, o gosto pelas cores fortes. Segundo ele, era para mostrar sua visão de que o País não é apenas verde e amarelo, como muita gente pensa, mas uma mistura maravilhosa de outras cores.

Quem é

O artista plástico José Roberto Aguilar nasceu em São Paulo em 1941. Com mais de 40 anos de presença no panorama cultural do País, em 1958 já participava da vida cultural brasileira por meio do Movimento Kaos, manifestação de vanguarda capitaneada pelo cantor e letrista Jorge Mautner que incluía sessões de poesia, literatura e performances.

A primeira exposição aconteceu em 1961. De lá para cá não parou mais. É um dos artistas brasileiros com maior participação em mostras no exterior, sobretudo EUA e Alemanha. Junto a isso, é grande sua presença em performances e montagens de espetáculos em praças públicas.

Aguilar foi responsável por duas grandes megaexposições com quadros de grandes dimensões: Masp (91) e MAM-SP (96). Ele dirigiu a Casa das Rosas de 1996 a 2002 e atualmente é representante do Ministério da Cultura em São Paulo. Há três anos realizou a maior pintura do mundo, de 90x70 metros e cobriu a OCA, no Ibirapuera, em São Paulo. Aguilar também compõe músicas, grava livros, escreve e edita livros.