Uma vida com muita cor

A exposição “Vida Colorida” reúne pela primeira vez painéis e telas da artista Edimeia Vasconcellos Boer.

O Cantinho Cultural do Iprem é o responsável por reunir, pela primeira vez em uma exposição, painéis, telas e trabalhos diversos da artista Edimeia Vasconcellos Boer. O nome escolhido para a mostra que teve início em 18 de julho, “Vida colorida”, traduz não apenas um estilo de pintura (com utilização de cores fortes principalmente nos trabalhos abstratos), mas remete também a uma mudança pessoal que possibilitou a descoberta do talento.

“Há três anos, resolvi me aposentar definitivamente, após 40 anos de trabalho administrativo em indústrias de grande porte”, conta Edimeia. “Durante os primeiros meses, tudo era novidade. Porém, com o tempo, comecei a perceber que estava ficando triste, não cuidava de minha aparência e não tinha vontade de passear. Assim, percebi que estava dando inicio a um estado de depressão”, revela.

Para tentar algum alento, Edimeia freqüentou aulas de hidroginástica e de tricô. Mas foi a partir da observação de pessoas pintando telas em um ateliê que surgiu um novo significado para sua vida. “Me entusiasmei, comecei a ter aulas e a pintar. Aos poucos eu já estava produzinho muitos quadros”, lembra a artista, que reside no Parque São Domingos, Zona Oeste, onde montou em outro imóvel seu próprio ateliê. “A pintura me mantém o tempo todo ocupada”, comemora.

Dessa forma, os tempos cinzas de depressão mudaram radicalmente para uma vida cercada de trabalhos coloridos. De painéis a pinturas em estilo acadêmico, Edimeia também confecciona caixinhas de madeira decoradas com diversas técnicas, como o patchwork (colagem de tecidos) e a decupagem. Há, também, peças lúdicas e de decoração, como pequenos móveis para casinhas de bonecas.

“Já produzi 64 telas e painéis, todos com muita cor e emoção”, afirma Edimeia. No Cantinho Cultural serão expostos cerca de 25 painéis e cinco telas, além de outros 30 objetos. “A oportunidade que estou tendo de mostrar meu trabalho dá um novo impulso para continuar esta carreira tão contagiante e sentir que minha vida ainda será longa por manter minha mente trabalhando e feliz”, completa a artista.