Um túnel para superar os obstáculos ao desenvolvimento de Itaquera

Com a retomada dos trabalhos na Radial Leste e a liberação de cerca de R$ 33 milhões para as obras na região, cerca de 150 funcionários serão readmitidos e serão gerados aproximadamente 2.550 empregos indiretos.

Com bairros formados a partir da implantação da estrada de ferro, a zona Leste cresceu praticamente dividida por uma barreira física. Em 2000 com a desativação da linha férrea entre Arthur Alvim e Guaianases uma área com 9.5 km de comprimento e aproximadamente 20 metros de largura em toda sua extensão, passou a ser uma opção de melhoramento viário plausível.

Nascia naquele momento o prolongamento da Radial Leste que formará o eixo leste/oeste com viabilidade de interligação com a avenida Jacu-Pêssego que formará o eixo norte/sul e integrará Guarulhos (aeroporto Governador André Franco Montoro – Cumbica) com o porto de Santos.

Com esta visão o sonho de desenvolvimento da zona Leste passou a virar realidade. Em 2001 com apoio do Governo Estadual a área desativada da CPTM (Cia. Paulista de Trens Metropolitanos) passou para o município de São Paulo, o que permitiu o prolongamento da Radial Leste. A nova Radial Leste compreende 9,5 km de extensão e, após a execução de 7 km de via entre a estação do Metrô Corinthians/Itaquera e Guaianases – incluindo neste trecho a construção de um viaduto no centro de Itaquera –, um novo sistema viário começou a despontar e trouxe consigo outros investimentos.

No entanto, inaugurada sem obras complementares, interligações e a passagem subterrânea, os quase sete quilômetros não causaram o impacto que a população aguardava.

Geração de empregos

No início deste ano o prolongamento da Radial Leste estava com as obras paradas, uma dívida de mais de R$ 36 milhões e mais de 200 pessoas sem emprego no canteiro da empresa responsável pelo prolongamento, em função da paralisação dos trabalhos. Com a retomada dos trabalhos cerca de 150 funcionários serão readmitidos, e ainda serão gerados aproximadamente 2.550 empregos indiretos.

Com o anúncio da liberação de R$ 33 milhões, a retomada da obra vem atender os anseios dos moradores da zona leste e viabilizar outros empreendimentos, como é o caso do shopping center a ser construído próximo ao metrô Corinthians/Itaquera, que irá gerar aproximadamente 1.400 empregos diretos e mais de 6 mil indiretos.

As obras serão reiniciadas pela passagem inferior Corinthians/Itaquera, o que permitirá a ligação viária, hoje inexistente, da avenida Dr. Luiz Ayres (Radial Leste). A passagem terá três faixas de rolamento em cada sentido, sob a linha da CPTM, com cerca de 600 metros de extensão envolvendo o emboque, túnel e desemboque.

Com a construção desta passagem cerca de 3.500 veículos/h em horário de pico, que hoje congestionam o centro de Itaquera, passarão pela nova Radial Leste (avenida José Pinheiro Borges).

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