Prefeitura inaugura em Itaquera o segundo Centro Cidadão de SP

O segundo equipamento do programa coloca à disposição dos trabalhadores paulistanos banco de vagas, facilidade para recebimento do seguro desemprego, cursos e palestras para capacitação profissional, além de orientações do Sebrae-SP para novos empreendimentos e microcrédito.

A movimentação era intensa na manhã desta sexta-feira (15/07) no novo Centro Cidadão da Prefeitura em Itaquera (Zona Leste), inaugurado por volta das 11 horas pelo prefeito José Serra. Além dos usuários que se cadastravam com os funcionários do Centro, outras centenas formavam uma fila do lado de fora na espera pelo atendimento.

Antes mesmo da inauguração, ao longo da semana, muitos trabalhadores desempregados da região passaram pelo local e deixaram seus currículos, de acordo com a Secretaria Municipal do Trabalho. Até esta manhã, o Centro já havia atendido 2.570 pessoas, sendo 1.940 cadastradas e 68 encaminhadas para vagas disponíveis.

“Com isso estamos ajudando o trabalhador desempregado a conseguir trabalho, a receber o seguro desemprego, ou a conseguir microcrédito se quiser ser empreendedor”, disse o prefeito. No local (rua Gregório Ramalho, 12), segunda unidade do programa, funcionam um banco de dados de empregos e um centro de capacitação profissional e apoio ao empreendedor.

O primeiro Centro Cidadão, inaugurado em Interlagos (zona Sul) no dia 22 de junho, já atendeu a aproximadamente 14 mil trabalhadores, dos quais mais de 8 mil resolveram se inscrever e cerca de 2.200 foram encaminhados para uma vaga.

Interlados e Itaquera foram escolhidos pela Prefeitura para dar início ao programa por apresentaram um grande número de desempregados e não oferecerem serviços de intermediação de mão-de-obra.

Especializado

Os Centros Cidadãos funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas, em prédios adaptados para portadores de necessidades especiais, com sala de atendimento exclusivo, rampas de acesso e banheiro adaptado. Esse público conta ainda com um banco de currículos específico.

"Toda essa estrutura do Centro Cidadão tem o objetivo de tirar as pessoas com necessidades especiais de casa e fazer com que elas sejam mais uma força de trabalho para o Brasil", destacou a secretária municipal da Pessoa com Deficiência e com Mobilidade Reduzida, Mara Gabrilli.

As unidades possuem área de atendimento 100% informatizada, posto de atendimento avançado da Caixa Econômica Federal, Posto de Atendimento ao Empreendedor do Sebrae/SP e salas de aula. Cada Centro tem 45 profissionais especializados e treinados para o atendimento ao trabalhador, sendo 20 deles portadores de alguma deficiência.

No processo de intermediação de mão-de-obra, o Centro do Cidadão oferece às empresas associadas serviços de seleção ou pré-seleção de acordo com o perfil de profissional solicitado e de administração de vagas com base em um banco de dados atualizado (com vencimento, prazo de encaminhamento, retorno de candidatos aceitos ou reprovados).

Um site fica disponível para o empresário manter-se atualizado quanto à prestação dos serviços do Centro do Cidadão, endereços, telefones, pesquisas, administração de candidatos, convocação e verificação do painel de vagas.

Por intermédio da Secretaria do Trabalho, a Prefeitura firmou um convênio com o Ministério do Trabalho para recebimento de recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), criado por Serra quando foi senador por São Paulo. Eles funcionam no mesmo molde do Centro de Solidariedade ao Trabalhador, da Força Sindical, que funciona no bairro da Liberdade.

Endereços

Unidade Zona Sul
Avenida Interlagos, 6122, Interlagos, São Paulo -SP
Tels.: (11) 5667.5580 / 5669.4320

Unidade Zona Leste
Rua Gregório Ramalho, 12, Itaquera, São Paulo-SP
Tels.: (11) 6171.4933 / 6205.3171