Prefeitura quer ampliar parcerias para construção de CEIs

Pelo programa, a Prefeitura cede o terreno para que a empresa construa o equipamento e em seguida doe a escola para o Município.

ATUALIZADO ÀS 17H08 - A Prefeitura de São Paulo estuda ampliar as parcerias com a iniciativa privada para a construção de novos Centros de Educação Infantil (CEI).  O prefeito José Serra visitou nesta segunda-feira (18/07), em Pirituba (zona Norte), um dos três Centros de Educação Infantil (CEI) implantados na cidade em parceria com a iniciativa privada.

No CEI Raquel Zumbano Altman, o prefeito e o secretário municipal de Educação, José Aristodemo Pinotti, visitaram as salas, o refeitório e o pátio, e conversaram com funcionários e crianças. O prefeito mostrou interesse em ampliar as parcerias com empresas da Capital para a construção de mais unidades escolares nos moldes do CEI visitado, viabilizado pelo Grupo Safra e inaugurado em outubro do ano passado.

“Quando o Centro é construído pela iniciativa privada, que o doa para a Prefeitura, o processo é muito mais rápido. Ao passo que, pela Administração municipal, há uma demora de seis a oito meses somente para a elaboração do projeto e para a concorrência da obra”, explicou o prefeito.

Além do CEI Raquel Zumbano Altman, as parcerias firmadas por meio do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (Fumcad) já renderam para a cidade o CEI Vila São João, também em Pirituba, e o CEI Sonho de Criança, dentro do Residencial Parque do Gato (ex-Favela do Gato), no Bom Retiro.

Os três centros foram responsáveis por uma oferta de mais 500 vagas para crianças de zero até seis anos. Pela lei, as empresas podem deduzir do imposto de renda o valor investido, desde que essa dedução não ultrapasse 1% do valor do imposto devido.

Pelo programa, a Prefeitura cede o terreno para que a empresa construa o equipamento e, em seguida, doe a escola para o Município. Ao final, as empresas recebem um certificado no valor do investimento, para que os recursos aplicados possam ser deduzidos do valor do imposto de renda devido.