Praça de Pirituba pode ser a primeira a emitir o cartão SUS

A idéia da Prefeitura é implantar o cadastramento do cartão de saúde em todas as Subprefeituras.

A Prefeitura de São Paulo estuda oferecer na nova Praça de Atendimento da Subprefeitura de Pirituba/Jaraguá o serviço de cadastramento e emissão do cartão SUS (Sistema Único de Saúde). O local seria o primeiro a oferecer o serviço. “Acho que a Praça de Atendimento de Pirituba deve ser a primeira, já que funciona muito bem”, disse o prefeito José Serra em visita a região.

A idéia da Prefeitura é implantar o cadastramento do cartão de saúde em todas as Subprefeituras. “Queremos dar melhores condições a todas as praças de atendimento da Prefeitura, para poupar as pessoas de maiores esforços na hora de obter um documento ou uma informação”, destacou o prefeito.

A Praça de Atendimento de Pirituba, ao lado do terminal de ônibus e próximo à estação de trem CPTM (avenida Dr. Felipe Pinel, 12), foi inaugurada no último dia 8. Anteriormente funcionava no número 1.425 da avenida Mutinga.

Quinze funcionários atendem em média 250 pessoas por dia, porém, a estrutura da nova unidade permite atender com excelência a cerca de 500 pessoas. Até o final deste ano, a Praça, que funciona de segunda à sexta-feira das 8h às 18h, abrirá também aos sábados.

Além dos serviços oferecidos por todas as Praças de Atendimento da Administração municipal, como a emissão de carteira profissional, 2ª via de IPTU, alvarás e certidões, a Praça de Pirituba conta com um agente vistor para esclarecimento de dúvidas sobre fiscalização, construções irregulares e procedimentos necessários para aprovação de plantas de obras.

“Ampliamos o funcionamento dessa praça de atendimento e as novas instalações foram feitas de forma a garantir acessibilidade completa, com prédio térreo, sanitários adaptados a pessoas com deficiências e rampas para passagem de cadeiras de rodas”, frisou Serra.

Para a atendente da Subprefeitura de Pirituba América Carvalho da Silva, há quatro anos na função e há 13 no serviço público municipal, a mudança foi positiva. “Está bem melhor, é mais fácil de as pessoas virem e também para os deficientes físicos, pois o outro prédio possuia escadas. Para nós que trabalhamos na Praça também melhorou, está mais perto do terminal”, conta América.

Antes de deixar o local, o prefeito José Serra falou com os funcionários e os aconselhou: “melhorar a disposição é atender bem as pessoas. Uma atitude amigável e positiva melhora o astral de todo mundo, dos cidadãos e dos próprios funcionários”.