Mutirão de Papanicolau atende 30 mulheres no primeiro dia

Realizado pela Subprefeitura de Parelheiros, o mutirão prossegue até quarta-feira na região. O papanicolau serve para diagnosticar o câncer de colo uterino e detectar outras doenças anteriores ao desenvolvimento do tumor.

Nesta segunda-feira (18/07), durante a primeira fase do segundo Mutirão de Papanicolau na região de Parelheiros, trinta mulheres puderam realizar o exame no Anexo de Saúde do Jardim Oriental (rua Valsa Lenta, 41). O mutirão prossegue nesta terça-feira, no mesmo lugar, e deve atender outras trinta pacientes entre as 9h e as 15h.

Na quarta-feira, o mutirão segue para a Unidade Dom Luciano Bergamine, na Estrada da Ponte Seca, s/nº. O papanicolau tem o objetivo de diagnosticar o câncer de colo uterino e detectar outras doenças anteriores ao desenvolvimento do tumor.

A ação não se limita apenas à realização dos exames, mas também à prevenção e conscientização das pacientes. “Na hora da inscrição, eu já vou dando explicações sobre o câncer de colo, o câncer de mama e orientações sobre uso de preservativos”, afirma a Doutora Rita de Cássia da Silva, ginecologista e Assessora Técnica de Saúde da Subprefeitura de Parelheiros.

Em caso de resultados positivos, as pacientes terão consultas agendadas em um posto de saúde mais próximo de suas residências. A Subprefeitura Parelheiros colocará um veículo à disposição, para levá-las aos postos. A segunda fase do mutirão deve ter início em até 45 dias.