Frota de transporte público será inspecionada em São Paulo

Parceria entre Secretaria do Verde e Petrobras terá visitas diárias a garagens de ônibus e microônibus das concessionárias que prestam serviço na cidade. A intenção é melhorar a qualidade do ar e obter um quadro da frota.

A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) começou na segunda-feira (18/07) o monitoramento da frota de transporte público da cidade de São Paulo.

Os Agentes de Controle Ambiental (ACAs) da SVMA visitaram a garagem da empresa Santa Brígida, junto com técnicos da Petrobras e da SPTrans, e mediram as emissões de alguns ônibus.

Os ACAs visitarão diariamente as garagens de ônibus e microônibus das concessionárias e permissionárias que prestam serviço para o transporte público da capital. A intenção é melhorar a qualidade do ar e obter um quadro desta frota.

Através de um protocolo de intenções assinado pela Secretaria do Verde e pelo Programa Nacional de Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural (Conpet), da Petrobras, a prefeitura aderiu ao Programa EconomizAR, que oferece gratuitamente apoio ao setor de transporte rodoviário com o objetivo de racionalizar o consumo de óleo diesel e promover a melhoria da qualidade do ar, reduzindo as emissões de poluição.

A parceria com a Petrobras possibilitou o treinamento dos Agentes de Controle Ambiental e o comodato de três aparelhos medidores das emissões dos veículos (opacímetros). Serão inspecionados inicialmente 15% dos ônibus e microônibus das concessionárias e permissionárias. Os resultados serão mensurados através de relatórios de consumo de diesel por esses veículos inspecionados e de relatórios de qualidade do ar.

EconomizAR

O Programa EconomizAR, criado em 1996, oferece gratuitamente apoio técnico ao setor de transporte rodoviário - cargas e passageiros -, com o objetivo de racionalizar o consumo de óleo diesel e promover a melhoria da qualidade do ar, reduzindo a emissão de fumaça preta de ônibus e caminhões. O EconomizAr alcançou resultados em 2004 que trazem importante contribuição para a redução na emissão de gases responsáveis pelo efeito estufa.

Em parceria com a Confederação Nacional dos Transportes (CNT) e com o Instituto de Desenvolvimento, Assistência Técnica e Qualidade em Transportes (IDAC), o EconomizAR evitou a emissão de 800 mil toneladas de CO2 na atmosfera e proporcionou uma economia de 300 milhões de litros de diesel, o que significa também uma importante redução da importação desse combustível.