Prefeitura assina protocolo para ampliação da passarela de acesso ao Aeroporto de Congonhas

Durante o evento, foi anunciada a parceria entre a Prefeitura de São Paulo e a Infraero para a construção de passagem subterrânea na avenida Washington Luís para acesso ao aeroporto.

A Prefeitura de São Paulo, a Infraero e a Associação Amigos da Passarela do Aeroporto de Congonhas (ASPA-Congonhas) assinaram na tarde desta terça-feira (19/07) o protocolo de intenções para ampliação e restauração da passarela. Durante o evento foi anunciada parceria também para a construção de uma passagem subterrânea de veículos na avenida Washington Luís, para quem vai ao aeroporto no sentido bairro.

“Recuperar esta passarela é uma questão de segurança e de eficiência no serviço de movimentação das pessoas”, disse o prefeito José Serra ao lembrar a importância da participação da sociedade, por meio da ASPA-Congonhas, que será responsável pela execução e manutenção da obra. O custo estimado é de R$ 3,6 milhões e será dividido entre a Infraero (cerca de 25%) e a associação de amigos, que buscará patrocinadores para financiar os outros 75%. A Prefeitura é responsável pela aprovação e fiscalização da execução do projeto.

Segundo Carlos Alberto Camargo, diretor da ASPA, a ampliação da passarela, localizada na altura do número 6.771 da avenida Washington Luís, deve começar entre 60 e 90 dias, e ser concluída entre 8 e 10 meses após o início. A passarela, que hoje interliga apenas os dois lados da avenida, será ampliada até a calçada de embarque e desembarque do Aeroporto Internacional de Congonhas. Em cada extremidade será instalado um elevador e toda a passarela será coberta. O secretário das Subprefeituras, Walter Feldman, também assinou o protocolo.

Passagem subterrânea

O prefeito Serra e o presidente da Infraero, Carlos Wilson Campos, reforçaram a importância da parceria entre a administração pública e o Aeroporto de Congonhas. “A Infraero tem sido parceira da cidade”, disse José Serra. “Todos os projetos que temos com a Prefeitura de São Paulo foram acelerados. Estaremos juntos para melhorar a cidade”, disse Carlos Wilson Campos.

Serra e Campos anunciaram outra obra em conjunto, que vai melhorar o trânsito na região: a construção de uma passagem subterrânea na avenida Washington Luís, sentido bairro. “Logo que passar a cabeceira da pista, o motorista vai entrar à esquerda e, pelo túnel, para o edifício garagem”, explicou o secretário Antônio Arnaldo. O acesso ao aeroporto será feito pelo edifício garagem que, em obras, deve ser concluído em dezembro de 2005, como informou a Infraero. Passam pelo Aeroporto de Congonhas cerca de um milhão de pessoas por mês.

“Vai ser uma obra essencial para a movimentação de veículos naquela região, e um conforto também para os passageiros. Essa obra vai aliviar o trânsito de passagem pela região, que hoje é um fator de engarrafamento”, afirmou o prefeito José Serra. A economia de tempo, segundo Antônio Arnaldo, deve variar entre 15 e 20 minutos com a eliminação do farol. A secretaria está concluindo o projeto e a Infraero deve arcar com o custo, estimado em R$ 20 milhões. A Secretaria Municipal de Transportes também participa.