Trânsito terá 25 radares fixos capazes de ler placas

As 10 primeiras câmeras com a nova tecnologia serão instaladas já nos próximos 30 dias, enquanto as demais 15 têm prazo de 60 dias para entrarem em operação.

A Secretaria Municipal de Transportes (SMT) e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) firmaram contrato com a Engebrás para instalação de 40 radares fixos na cidade, que operam em 120 bases. Isso significa que as localizações desses equipamentos poderão ser alteradas durante a vigência do contrato.

Esse novo contrato, com duração de seis meses, permitirá a instalação de 25 câmeras com tecnologia LAP - Leitura Automática de Placas dentre as 40 câmeras contratadas. As 10 primeiras câmeras com a nova tecnologia serão instaladas já nos próximos 30 dias, enquanto as demais 15 têm prazo de 60 dias para entrarem em operação. O contrato tem caráter emergencial substituindo o anterior, que expirou em 30 de junho.

Nos próximos seis meses a SMT/CET realizarão novo processo licitatório. Outra inovação do novo contrato está na forma de remuneração da empresa contratada. Antes, a empresa recebia um porcentual com base na quantidade de multas aplicadas e agora essa remuneração passa a ser fixa. “Uma mudança significativa, porque nos dará a liberdade de locar os radares nos pontos de maior perigo, como proximidade de escolas e hospitais”, explicou o secretário municipal de Transportes. O valor do novo contrato é R$ 3,96 milhões.