Prefeitura e Estado entregam unidade de apoio e assistência médica no Grajaú

A exemplo do serviço prestado no Jardim Ângela desde março e do equipamento entregue nesta quarta-feira, serão implantadas mais 29 unidades dessas na cidade, sendo 14 em parceria com o governo do Estado.

Depois da Unidade de Apoio e Retaguarda em Saúde (UARS) Jardim Ângela - inaugurada em março deste ano -, a Prefeitura entregou nesta quarta-feira (20/07), para a população do Grajaú (zona Sul), a segunda unidade do novo modelo de saúde na Capital, que atende casos de emergência de pequena complexidade em estruturas físicas similares a das Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Provisoriamente intitulada de Unidade de Apoio e Assistência Médica (UAPAM), o serviço fica anexo à UBS Jardim Caraí, que já atende cerca de 22 mil pessoas por mês. Com cinco médicos, entre clínicos, pediatras e cirurgião, o posto funcionará de segunda à sábado, das 7h às 19h, para atender pacientes com emergências simples, como crise asmática, cortes e lesões ocasionados por acidentes, e viroses.

“É uma mistura de UBS e pronto-socorro. O modelo servirá para aliviar os pronto-socorros e hospitais públicos da cidade”, resumiu o prefeito José Serra. “Aqui serão feitos exames como o de Raio-X e pequenas cirurgias, deixando para o Hospital Estadual do Grajaú os casos mais graves”, explicou o governador Geraldo Alckmin.

Pela parceria, os médicos são contratados pelo governo do Estado e a estrutura (instalação, medicamentos, equipamentos) é garantida pela Prefeitura. O projeto desse novo modelo prevê a instalação de mais 29 unidades pela cidade, sendo 14 em conjunto com a secretaria estadual da Saúde, como a inaugurada hoje no Grajaú.

Por sugestão do governador, acatada pelo prefeito, as unidades receberão novo nome. Ao invés de UAPAM - que, segundo Serra, tem uma sonoridade estranha e impeditivos legais -, poderão ser chamadas de AME (Assistência Médica de Emergência) ou AMA (Assistência Médica Ambulatorial). “Saúde é cuidar de gente. Tanto faz Ame ou Ama, o que importa é atender com muito carinho a nossa população”, observou Alckmin.