Alunos de escolas municipais visitam o interior

A iniciativa de incluir os alunos da rede municipal no programa foi da Secretaria de Educação e faz parte do extenso programa Recreio nas Férias, que começou no último dia 11.

Um acordo entre o Governo do Estado e a Prefeitura permitiu que os alunos da rede municipal façam parte do projeto "Caravanas do Conhecimento - Redescobrindo o Interior - 2005", coordenado pelo Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (Cepam), e que entrou em sua 20ª edição na última segunda-feira (18/07).

Os alunos da capital vão conhecer cidades como São Sebastião da Grama, Queluz, Sandovalina, Bocaina, Vargem Grande do Sul, Severínia, Guapiara, Espírito Santo do Turvo e Boituva. A iniciativa de incluir os alunos da rede municipal no programa foi da Secretaria Municipal de Educação (SME) e faz parte do extenso programa Recreio nas Férias, que começou no último dia 11.

O programa conta com aproximadamente 560 crianças de 14 escolas. O objetivo é promover visitas a cidades do interior do estado de alunos de 9 a 11 anos, que não teriam condições de pagar as viagens.

O programa também promove o lazer conjugado à educação informal e alternativa; a estruturação de sistema de atendimento turístico e de lazer para os estudantes e o intercâmbio de crianças com troca de experiências culturais.

Nos municípios visitados, escolas serão adaptadas para servir de alojamento às crianças. Estão previstas cinco refeições diárias, preparadas por nutricionistas, e cada alojamento terá um coordenador, responsável por qualquer tipo de emergência. Todas as crianças passam por exames médicos antes do início da viagem, e a segurança será garantida pela Polícia Militar - cada ônibus terá a presença de um PM.

Uma das caravanas é a da EMEF "Vargem Grande", que fica na região de Parelheiros. Durante cinco dias, 33 alunos irão conhecer a cidade de Boituva - capital do pára-quedismo - e ficarão alojados na EMEF "Profª. Esmeralda Bertolli Labronici". A programação preparada pela Prefeitura de Boituva para as crianças é bastante diversificada, vai desde passeios por chácaras e parques ecológicos, a aulas de equitação e prática de esportes radicais, como tirolesa e balonismo.