Restaurante-escola forma a sua terceira turma

O curso do restaurante-escola é destinado a jovens em situação de vulnerabilidade social. Na escola, eles aprendem a carregar bandeja, servir corretamente uma mesa, preparar pratos e bebidas, entre outras funções.

Nesta sexta-feira (22/07), o Restaurante-Escola, parceria da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e a Fundação Jovem Profissional, forma a sua terceira turma de alunos. Também são parceiras no projeto as prefeituras de Lyon (França) e de Genebra (Suíça), a Faculdade Anhembi Morumbi e a Câmara Municipal de São Paulo.

O curso é destinado a jovens em situação de vulnerabilidade social. Na escola, eles aprendem a carregar bandeja, servir corretamente uma mesa, preparar pratos e bebidas, entre outras funções.

Além das aulas de salão, bar e cozinha, os alunos recebem noções de cidadania, técnicas de higiene e estocagem de alimentos e até, se necessário, reforço escolar.

Eles ficam na “escola” das 8h às 16h, com direto a café da manhã e almoço. Recebem uma bolsa mensal de R$ 100 e vale-transporte, além do uniforme. Os alunos aprendem na prática, trabalhando no restaurante, e são monitorados por ex-alunos. Muitos já estão empregados em restaurantes conceituados de São Paulo, como o Çá-Va e o Nakombi.

A terceira turma de alunos começou no dia 11 de janeiro, com duração de seis meses, o curso recebe 60 alunos. As inscrições são feitas na própria Fundação, e os jovens são selecionados de acordo com alguns critérios, como ter entre 17 e 21 anos de idade, morar no município de São Paulo e ter uma renda per capita de meio salário mínimo ou uma renda familiar de até três salários mínimos.